Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê evoluem no Ideb, o índice de educação básica

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

A maioria das cidades do Alto Tietê superou a meta 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais – 1º ao 5º ano, que tem a demanda de alunos atendida principalmente pelas redes municipais. De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), os resultados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação mostram, ainda, que a maior parte das cidades evoluiu ou manteve o mesmo patamar do Ideb 2017.


Arujá, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano são as cidades que superaram, na rede municipal, a meta do Ideb 2019 nos anos iniciais. Entre os quatro municípios que não atingiram a projeção, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis ficaram um décimo abaixo da meta, enquanto Itaquaquecetuba ficou dois décimos.

Leia também:  Arujá realiza 'Dia D' da vacinação contra a febre amarela neste sábado

As redes municipais do Alto Tietê que registraram os melhores desempenhos no IDEB 2019 nos anos iniciais são Guararema (7,2), Arujá (7) e Mogi das Cruzes (6,9), enquanto Itaquaquecetuba (5,6) e Biritiba Mirim (5,9) tiveram as notas mais baixas.


O Condemat pontuou que, na região, algumas cidades compartilham a responsabilidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental com a rede estadual e, quando analisado o desempenho geral da rede pública (municipal + estadual) nos anos iniciais, o resultado do IDEB 2019 apresenta diferenças.


Neste ranking, as cidades de Arujá, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá e Santa Isabel superaram a meta, enquanto Ferraz de Vasconcelos atingiu exatamente a projeção. Já as cidades de Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano ficaram abaixo do desempenho previsto.

Leia também:  Magic City, em Suzano, receberá shows de Marky Ramone, Supla e Inocentes

“Os resultados do IDEB precisam ser analisados de forma criteriosa e, principalmente, priorizando os números da rede municipal, que estão sob a responsabilidade das prefeituras. Sob esse aspecto, a maioria das administrações tem cumprido o seu papel, com a superação das metas e evolução no desempenho, ao mesmo tempo em que cada vez mais assumem a responsabilidade pelos anos iniciais do Ensino Fundamental”, avalia o coordenador da Câmara Técnica de Educação do Condemat, Leandro Bassini.  “Muitas prefeituras, inclusive, já atingiram a meta estipulada para 2021”, acrescenta.

Na comparação com os resultados da rede municipal no IDEB 2017 dos anos iniciais, quatro cidades do Alto Tietê tiveram evolução no desempenho: Arujá (2,97%), Guararema (9,09%), Mogi das Cruzes (1,47%) e Santa Isabel (1,51%). Já Ferraz de Vasconcelos e Suzano mantiveram os resultados, enquanto Biritiba Mirim (-3,57%), Itaquaquecetuba (-1,75%), Poá (-1,49%) e Salesópolis (1,53%) regrediram.

Leia também:  Yakisoba de Suzano se torna o primeiro patrimônio imaterial da cidade

6º ao 9º ano

Das cidades do CONDEMAT, apenas Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes e Poá possuem rede municipal no Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano). Nenhuma delas atingiu a meta do IDEB 2019.

Em Ferraz, a meta era 5 e o resultado final da rede municipal foi 4,9. Em Mogi das Cruzes, a nota obtida foi 6 para uma projeção de 6,4. Já Poá tinha 6,3 de meta, mas registrou 6.

Compartilhe essa notícia: