Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Choveu sem parar em Mogi das Cruzes na noite desta segunda-feira (11). De acordo com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), das 15h30 de domingo até as 3h30 de hoje, caíram nada menos que 148,4 mm de água em Mogi. O aguaceiro é resultado do calor armazenado na atmosfera e do aumento da umidade provocado pelo vento marítimo que entrou na cidade, o que acabou gerando nuvens muito carregadas. Os reflexos de tanta água caindo sem ter por onde escoar, devido ao lixo jogado nas ruas e a má condição dos bueiros, tem causado danos e transtornos a muitos mogianos.
Segundo o Climatempo, portal especializado em situações meteorológicas, o Rio Tietê e a Barragem Jundiaí, ambos em Mogi das Cruzes, apresentaram um nível de elevação de água muito alto e correm sérios riscos de transbordar.
Jardim Aeroporto
A situação mais grave é nos bairros de Oropó e Jardim Aeroporto I e II, que amanheceram completamente debaixo d’água, o que tem dificultado inclusive o trânsito na região. O tamanho do estrago pode ser verificado nas fotos do David:
A nossa leitora Sirley também enviou um vídeo da Avenida América, no Jardim Aeroporto, no momento em que a água já estava começando a entrar em sua casa. Na gravação, é possível ver as pessoas – inclusive um idoso e uma criança – andando no alagamento com a água já batendo no joelho:
A Tatiana nos enviou a foto abaixo e disse que ela e sua família estavam “ilhados”, ou seja, sem conseguir sair de casa por conta do volume de água na rua. “Estamos presos, esperando a água baixar para tentar limpar nossas casas, depois de perder quase todos os móveis”, explicou ela, completando ainda que a água está muito turva e cheia de cobras.
Mogi Moderno
A leitora Daniela, que mora na Avenida Prefeito Carlos Alberto Lopes, no Mogi Moderno, levou um susto com a água quase entrando em sua casa na noite de ontem. Ela enviou um vídeo ao Notícias de Mogi:
“A chuva já tinha parado nesse vídeo. Aí pudemos sair para a garagem. Mas na hora da chuva a água vinha até a porta da sala. Ficamos com tudo fechado, porque tenho uma criança de dois anos”.
Jundiapeba
Pelo visto, os estragos e transtornos não se concentraram somente em Mogi das Cruzes. O Bergson nos enviou uma imagem que mostra o trevo de Jundiapeba, na saída para Suzano, com o trânsito totalmente parado na noite de ontem:
Rodovia interditada
O volume de chuva que caiu em Mogi de ontem para cá foi tão grande que a Rodovia Mogi-Bertioga precisou ser totalmente interditada por volta das 23h, segundo publicação no Twitter do DER/SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo).
De acordo com informações mais recentes, o tráfego de veículos já foi normalizado em ambos os sentidos.
Mais chuva
E a previsão para as próximas horas é de mais chuva em Mogi das Cruzes. Ao longo do dia são esperados 15mm de chuva em toda a cidade, sendo que ela deve se estender pela manhã, tarde e noite.
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) classificou a cidade com o Alerta Laranja, anterior ao Alerta Vermelho, a mais grave das classificações. Em Alerta Laranja, os mogianos devem tomar os seguintes cuidados, segundo o instituto:
- Evite enfrentar o mau tempo.
- Observe alteração nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).