Após meses em queda, os casos confirmados de Covid-19 em Mogi das Cruzes voltaram a apresentar aumento nos últimos dias. As médias de mortes e internações, entretanto, seguem baixas e estáveis, sobretudo por conta do avanço da vacinação contra o coronavírus.
De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura Municipal, na última semana (entre 23 e 29 de maio), foram registrados 340 novos casos de Covid-19 na cidade, marca que não era alcançada desde a última semana de fevereiro, quando foram contabilizados 763 novos casos da doença em Mogi.
Confira abaixo a evolução dos casos de Covid-19 em Mogi das Cruzes:
Vale ressaltar que, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi contabilizou também 161 casos cujas notificações estavam atrasadas e, portanto, não é possível identificar quando eles de fato aconteceram. Esses dados não foram inclusos no gráfico acima.
Apesar do aumento nos novos casos confirmados da doença, as médias de mortes e internações seguem baixas em Mogi das Cruzes. As estatísticas disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal apontam que, ao longo de todo o mês de maio, foi contabilizada somente uma morte por Covid-19 na cidade.
Os dados, atualizados na terça-feira (31), indicam ainda que dos 231 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19 em Mogi, apenas um está ocupado. Dos 917 leitos de enfermaria disponíveis, 12 estão ocupados.
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes iniciou, nesta quarta-feira (1), uma ação de vacinação contra a Covid-19 e a gripe no Terminal Central, que vai se estender até a próxima sexta (3). O atendimento será exclusivo para adultos e adolescentes com 12 anos ou mais, e é obrigatória a apresentação do documento pessoal e comprovante de vacinação.
De acordo com a administração municipal, serão aplicadas as doses da vacina contra a Covid-19 conforme recomendação para a idade e o esquema vacinal anterior. Quem tem de 12 a 17 anos, por exemplo, pode tomar a primeira ou segunda dose; quem tem de 18 a 59 anos, primeira, segunda ou terceira dose; e 60 anos ou mais, primeira, segunda, terceira ou quarta dose.
A Secretaria de Saúde também abriu, na segunda-feira, vagas de agendamento online para aplicação da 3ª dose ou dose adicional para adolescentes de 12 a 17 anos. Para receber a dose é necessário ter tomado a segunda há no mínimo quatro meses. Neste caso, o agendamento deve ser feito pelo Clique Vacina.
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região