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Carteira de identidade: saiba como tirar o novo RG e se ele é obrigatório



O governo federal prorrogou, pela segunda vez, o prazo para que os governos estaduais iniciem a emissão do novo RG, que terminaria no último dia 6 de novembro. Em 12 estados brasileiros, a emissão do nova carteira de identidade já está em funcionamento.



De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, aproximadamente 2 milhões de carteiras de identidade já foram emitidas no novo formato.



Os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já estão emitindo o novo RG.

Para os cidadãos que tirarem a primeira via do documento ou realizarem a renovação, a emissão será gratuita. Caso o cidadão solicite uma segunda via por perda, furto ou rasuras deverá pagar uma taxa.



A segunda via do RG tem uma taxa de R$ 51,39 e o tempo médio para emissão é de até 10 dias úteis. O prazo da entrega em domicílio varia e pode ser acompanhada no site dos Correios, informando o código de rastreamento informado no protocolo.

Em versão impressa e digital, a nova Carteira de Identidade Nacional reunirá, no número do CPF, o de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do Sistema Único de Saúde, entre outros.

Atualmente, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador. Um dos objetivos é coibir fraudes, evitando registros duplicados. A carteira ainda vem com um QR Code que permite a checagem de todos os dados do cidadão.

O novo RG é obrigatório?

Por enquanto, a emissão da nova carteira de identidade não é obrigatória em nenhum estado. A mudança acontecerá à medida que as renovações do documento foram feitas pelos cidadãos. Lembrando que o prazo de validade de um RG é de 10 anos. Ele também pode ser renovado em caso de dano, roubo, mudança de nome, adição de sobrenome ou perda do documento. A meta do governo federal é emitir a nova carteira para toda a população até 2026.

Como solicitar a emissão do novo RG?

  1. Procure a Secretaria de Segurança Pública do estado, agência, unidade do Poupatempo, delegacia;
  2. Apresente sua certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital;
  3. O documento novo será emitido.

Para receber atendimento no Poupatempo, é necessário realizar o atendimento prévio por meio dos canais digitais: no portal, no aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual chamado “P”, que atende no site e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

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