Tarita Souza
Neste fim de semana, a programação do Sesc Mogi das Cruzes tem como destaque a apresentação de música ‘Cantos de Trabalho’, com a Cia Cabelo de Maria, além de contar com espetáculos de circo e teatro, atividade de meio ambiente, tecnologias e artes, literatura e esportes.
O projeto Cantos de Trabalho tem como objetivo resgatar a lembrança das cantigas que surgiram como uma extensão natural da lida, com o ritmo a sincronizar as tarefas. Há muito tempos atrás, na pecuária e na agricultura, a música tornou-se vital para a realização do trabalho. Além disso, facilitava o aprendizado dos novos trabalhadores, que tinham nas canções as instruções para a realização do trabalho.
O trabalho era acompanhado de cantigas em que homens e mulheres improvisavam versos, falando de amor ou da própria colheita, comemorando a safra ou pedindo chuva. Muitas vezes, o trabalho seguia até a madrugada, tamanho era o prazer de estar cantando em grupo quando trabalhavam.
Mais recentemente, as cantigas de trabalho começaram a ser esquecidas e entraram em cena as músicas da parada de sucessos. Por ser um país onde grandes extensões de terra permanecem sem a chegada da tecnologia (ausência essa imprescindível para a existência dos cantos de trabalho), boa parte do interior do Brasil segue organizando o seu trabalho braçal em mutirões.
Hoje em dia, são poucas as pessoas que lembram daquelas cantigas. Mesmo assim, é perfeitamente possível encontrar grupos que não só tenham firmes na lembrança seus cantos de trabalho como, ainda hoje, há locais no Brasil onde esta tradição segue sendo praticada.
A apresentação de ‘Cantos de Trabalhoi no Sesc Mogi será gratuita e acontecerá na Tenda, neste domingo (7), das 16h às 17h15, com classificação livre e sem a necessidade de retirada antecipada de ingressos.
Confira a seguir o restante da programação deste fim de semana do Sesc Mogi das Cruzes:
Malabarismo com maçãs, equilibrismo de melancias e manipulações de abacaxis adocicadas com muito carisma criam esta salada de frutas! Música latina e dança excêntrica terminam de compor este versátil espetáculo de habilidades, humor e sobretudo muito sabor!
A Louca das Frutas chega para reverenciar as cores, sabores e ritmos latinos a através do circo contemporâneo. Um espetáculo solo-feminino malabarístico com objetos não convencionais que propõe uma viagem pela latino américa sem sair do lugar!
Circo de Coisas é a história de dois clowns que chegam em cena para apresentar um show de variedades circenses feito por objetos. Um pregador de roupas é o equilibrista na corda bamba. Uma rolha de champanhe é o Homem Bala voador. O Homem mais Forte do Mundo, um macaco hidráulico. Ovos de verdade são acrobatas. Um processador de alimentos é o mágico!
Confecção de vasos/cachepô a partir da reutilização de materiais que podemos ter em casa, como embalagens de produtos, tampinhas, tecidos, caixas de papelão e outros. Nossa intenção é trazer a conscientização da importância da separação dos resíduos que são descartados e de como reutilizar transformando em arte. Os objetivos principais são: plantar a ideia de preservar o meio ambiente através da arte; estimular a criatividade e o cuidado com o meio ambiente; trabalhar de forma coletiva, buscando qualidade de vida ao ser humano e meio ambiente por meio da arte; despertar o “olhar” sustentável através da reutilização.
Nesta oficina, os participantes fazem pequenas animações stop motion com materiais como areia, palitos, recortes, tampinhas, grãos, etc. O resultado será pequenos vídeos de animação postados na internet.
Nesta oficina, os participantes irão conhecer diversos brinquedos e inventos de ilusão de óptica e poderão fazer até 3 brinquedos: pião, caleidoscópio ou dragão 3D. Os brinquedos construídos poderão ser levados para casa.
Na alameda arborizada da unidade, os educadores da Cia. Clara Rosa apresentam uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo, criando pontes entre leitores e livros.
Atividade que promove a prática da modalidade esportiva de maneira recreativa e adaptada, possibilitando o conhecimento das regras básicas, a prática de alguns fundamentos e a experimentação do jogo de Flagbol de maneira lúdica.
Com Gustavo Acauan – Fisioterapeuta e Professor de Educação Física e Especialista em Práticas Corporais
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com a combinação de movimentos, que têm o objetivo de promover a circulação da energia vital do corpo, chamada de Chi. Realizados lenta e silenciosamente proporcionando a concentração, a consciência corporal, a percepção e a tranquilidade.
Esta prática é também conhecida como meditação em movimento e é realizada tanto como um esporte de defesa pessoal, quanto para fins terapêuticos, de maneira fluida e em um estado de plena atenção mental. Seus exercícios trazem benefícios como corrigir a postura, o equilíbrio e a força, além de harmonizar as emoções e combater doenças mentais como ansiedade e depressão.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram
Essa notícia foi atualizada em 5 de agosto de 2022 11:33