Em meio à pandemia do novo coronavírus e restrições à socialização, o impacto financeiro abalou muitas famílias. Garantir o sustento das famílias e ainda manter as contas em dia tem sido difícil. Diante disto, e ainda buscando um equilíbrio na economia local, o vereador mogiano Francimário Vieira, o Farofa (PL), decidiu propor a criação de um desconto nas mensalidades de escolas e universidades particulares do município.
Por meio da Indicação 206/20, aprovada por unanimidade na sessão da Câmara de Mogi das Cruzes desta terça-feira (12), o parlamentar solicita ao executivo mogiano a abertura de diálogo com as instituições de ensino fundamental, médio e superior da rede privada do município para entrarem em acordo e flexibilizarem o pagamento das mensalidades.
A proposta do vereador Francimário Vieira, que é presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Mogi das Cruzes, varia entre 20% e 30%, durante o período em que durar o plano de contingência da Covid-19.
“Desde a declaração de quarentena, e suspensão das aulas, tenho sido procurado por munícipes, pais e responsáveis por alunos que não conseguem arcar com os gastos das escolas e demais pagamentos de serviços que não estão sendo realizados, ou que são feitos de maneira parcial”, comentou Farofa. “A ideia é buscar o bom senso, das famílias que estão tendo os custos reduzidos e também das instituições que precisam arcar com compromissos”, completou. “O Procon é favorável a essa medida e também o assunto já é alvo de legislação e discussão em outras cidades e Senado. Mas não acho necessário um Projeto de Lei. Não precisa obrigar. Uma negociação é bem melhor”, pondera.