Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi das Cruzes aprova realização anual da ‘Virada da Castração’



Os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei n° 105/2023, de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), que visa implementar no município a ‘Virada da Castração’, a ser realizada anualmente em julho.



De acordo com o projeto, o serviço será voltado exclusivamente a cães e gatos que estejam sob a responsabilidade de pessoas consideradas de baixa renda e residentes em Mogi das Cruzes.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

“O controle da proliferação desses animais é uma questão de saúde pública. No ano passado, antes da aprovação da lei, fizemos um teste, a Prefeitura me chamou, e foram feitas mais de 1.100 castrações em uma espécie de projeto piloto.  Escolhi julho por ser mês de férias, quando há mais tempo para as famílias. É uma grande conquista”, afirma a vereadora autora da proposta.



Iduigues Martins (PT) votou favorável e criticou a Prefeitura de Mogi das Cruzes. “Precisamos descentralizar na Cidade o acesso à saúde animal. Infelizmente, não temos isso em Mogi. Tinha uma emenda parlamentar para a compra de um equipamento próprio de castração, uma verba de R$ 300 mil. Existia o risco de essa verba voltar para o Governo do Estado sem que a Cidade aproveitasse. Qual foi o destino desse recurso? Soube que o veículo ficou abandonado lá em Taiaçupeba”.



O presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira (PL), o Farofa, disse que a Casa já convidou a Prefeitura para tratar sobre o tema: “Foi comprado um trailer com a verba. Além disso, também convidamos os técnicos da Prefeitura para virem aqui esclarecer.”

“O castramóvel já está na Secretaria Municipal de Saúde, mas ainda não houve divulgação para a imprensa”, afirmou Mauro Yokoyama (PL).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e nossos canais no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: