A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (19), o Requerimento nº. 30/2022, de autoria do vereador Iduigues Martins (PT), que convoca o secretário Municipal de Segurança, Toriel Sardinha, para prestar esclarecimentos em Plenário.
O objetivo é que o chefe da pasta se manifeste sobre as acusações de moradores dos bairros Oropó e Vila São Francisco sobre violência da Guarda Municipal durante ato de desocupação de áreas invadidas nessas regiões da cidade na semana passada.
Iduigues, que também é presidente da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública, explicou os objetivos do chamamento ao secretário. “Pela Lei Orgânica, não precisava nem ir ao Plenário [o Requerimento nº 30, que dispõe sobre a convocação]. Bastariam três assinaturas dos integrantes da Comissão de Segurança e já poderíamos convocar. Afinal, temos cinco assinaturas. Mas gostaria que o projeto fosse para votação para que esta Casa se manifeste diante de um assunto tão sério”.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Furlan, tentou evitar a convocação, sob a justificativa de que um pedido de esclarecimentos já havia sido feito pelos parlamentares e o prazo ainda estaria em vigor. Apesar disso, os parlamentares votaram e aprovaram a convocação de Sardinha.
“O secretário já deu entrevistas à TV Globo no dia 13/04, à Rádio Metropolitana, no Programa da Marilei Schiavi, no dia 18/04, dando a sua versão dos fatos. Além disso, ele convidou um grupo restrito de vereadores no dia 11/04 para dar explicações às acusações. No entanto, o secretário excluiu vários membros desta Edilidade nesse encontro. Ou seja, ele não prestou quaisquer esclarecimentos dos fatos à Câmara Municipal de verdade”, argumentou.
Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes