Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi aprova moção que pede ao Estado a convocação de mais delegados



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada na terça-feira (21), a Moção nº 77/2022, que solicita ao Governo de SP para que os candidatos aprovados na fase preambular do concurso de Delegado de Polícia realizado em 2018 prossigam para as fases subsequentes. A iniciativa é do vereador Marcelo Brás do Sacolão (PSDB) junto à Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública.



A Moção tem como objetivo aumentar a lista de candidatos classificados para as próximas etapas do processo seletivo. Isto porque, nos últimos anos, a Polícia Civil vem perdendo funcionários em razão de aposentadorias.



De acordo com a Câmara, além disso, o déficit desses profissionais é agravado pela demora nos trâmites dos concursos. O concurso para delegado de polícia de 2018 realizou a última convocação em janeiro de 2022. Mesmo assim, um terço dos candidatos aprovados no referido concurso não compareceu para assumir os cargos.



“Essa é uma Moção muito importante, embora tenhamos a clareza que infelizmente o Governo do Estado de São Paulo não tem dado a devida atenção ao item segurança”, disse Iduigues Martins (PT), presidente da Comissão de Transporte e Segurança Pública.



Os vereadores também defendem a retirada da cláusula de barreira do edital do concurso de delegado de polícia de 2018. De acordo com as regras desta mostra, foi autorizada somente a convocação de 711 candidatos para fase subsequente, correção da prova dissertativa. Segundo os parlamentares, a medida permitiria que mais candidatos fossem aprovados para as próximas etapas.

A Moção será encaminhada ao governador Rodrigo Garcia (PSDB), ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Camilo Pires de Campos, ao delegado Geral da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, e ao presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Carlos Eduardo Pignatari. 

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: