Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi aprova criação de vagas de estacionamento para pessoas com TEA e Síndrome de Down

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Em sessão realizada nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei n° 89/2023, que solicita a criação de vagas de estacionamento para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e com Síndrome de Down.


De autoria do vereador Marcos Furlan (Pode), o PL abrangerá estacionamentos públicos e privados. Os locais deverão oferecer 2% das vagas para portadores de TEA e Síndrome de Down, em concordância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015).

Leia também:  Câmara de Mogi das Cruzes formará comissão para debater Reforma Tributária Municipal

Além disso, os estabelecimentos com estacionamento terão de disponibilizar pelo menos uma vaga devidamente sinalizada, com as especificações de desenho de fita formada por peças de quebra-cabeça, de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.


Segundo a legislação, para usufruir do direito à vaga especial, os portadores de TEA e Síndrome de Down — ou seus familiares e cuidadores — deverão manter nos veículos as credenciais e adesivos de beneficiários.


“Esse projeto vem para dar qualidade de vida, não somente para pessoa que têm transtorno do aspecto autista, mas também para seus familiares. Muitas vezes é difícil no estacionamento público e privado para essas pessoas”, disse o vereador Marcos Furlan.

Leia também:  Vereadores aprovam moção de apelo por mais segurança na Rodovia Mogi-Salesópolis
Compartilhe essa notícia: