Categorias
BRASIL

Caixa começa a liberar saque do FGTS emergencial; confira o calendário



No último sábado (25), a Caixa Econômica Federal deu início ao cronograma de saques do FGTS emergencial, medida adotada pelo Governo Federal com o objetivo de conter os efeitos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus.



É possível sacar até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas ativas ou inativas com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Consulte seu extrato de FGTS no site da Caixa.



A liberação dos saques segue um calendário diferente do crédito em conta poupança digital, que começou no fim de junho, permitindo que os trabalhadores possam ter acesso ao dinheiro para pagamento de contas através do aplicativo Caixa TEM – o mesmo utilizado para transferências do auxílio emergencial.



O crédito na conta poupança digital, aberta automaticamente pela Caixa, já foi feito a nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril, sendo que, nesta segunda (27), será a vez dos nascidos em maio.



Já os saques foram permitidos, a partir do último sábado, somente aos nascidos em janeiro. A próxima liberação está prevista para 8 de agosto, contemplando os nascidos em fevereiro.

Calendário de transferências e saques do FGTS emergencial:

Mês de nascimentoCrédito na conta poupança digitalSaque em espécie
janeiro29 de junho25 de julho
fevereiro06 de julho08 de agosto
março13 de julho22 de agosto
abril20 de julho05 de setembro
maio27 de julho19 de setembro
junho03 de agosto03 de outubro
julho10 de agosto17 de outubro
agosto24 de agosto17 de outubro
setembro31 de agosto31 de outubro
outubro08 de setembro31 de outubro
novembro14 de setembro14 de novembro
dezembro21 de setembro14 de novembro

O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus. No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.

Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020.

A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações sobre o saque emergencial do FGTS: site fgts.caixa.gov.br, Telefone 111 – opção 2, Internet Banking Caixa e APP FGTS.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP