O CadÚnico (Cadastro Único para Programa Sociais) é um registro que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são utilizados pelo governo federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Diversos programas e benefícios sociais do governo federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias, como o Auxílio Brasil, programa Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Portanto, é importante que os beneficiários destes programas estejam sempre com o cadastro atualizado.
Programas que o CadÚnico atende
- Programa Auxílio Brasil
- Programa Casa Verde e Amarela
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda
- Programa Brasil Carinhos
- Programa de Cisternas
- Telefone Popular
- Carta Social
- Pro Jovem Adolescente
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Passe Livre para pessoas com deficiência
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos
Os cidadãos que tem interesse em participar destes programas sociais, se não estão inscritos no CadÚnico, precisam realizar a inscrição e checar os requisitos de cada programa. Veja como se inscrever no Cadastro Único.
Como atualizar o Cadastro Único
O Ministério da Cidadania definiu o prazo de 24 meses para que os beneficiários de programas sociais atualizem o CadÚnico, entretanto, o Responsável Familiar (RF) deve ficar atento para atualizar o cadastro da família sempre que houver mudanças nas informações prestadas no momento da inscrição.
Se você mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu registro no Cadastro Único deve ser atualizado.
Com as informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. Para receber os comunicados dos programas são utilizadas as últimas informações cadastradas.
Caso não haja a atualização do cadastro, por alterações de informações ou pelo menos a cada dois anos o beneficiário poderá perder seu benefício e a inscrição no Cadastro Único.
Passo a passo para atualizar o CadÚnico
- Acesse o app do CadÚnico (disponível na Play Store e na App Store) ou site
- Na primeira tela, clique em Atualização Cadastral por Confirmação
- Em seguida, faça login com seu CPF e a senha cadastrada da conta Gov.br
- Na próxima tela, serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Assim, o recomendável é começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar para o de Composição Familiar
- No bloco de Composição Familiar, você será questionado se houve mudança no número de membros da família. Altere o que for necessário e depois, será preciso confirmar se os dados relativos de cada membro
- Escolha a opção que confirma a veracidade dos dados informados
- Por fim, toque em Confirmar dados do CadÚnico
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram