Após mais de 300 dias proibidos de manter contato, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, se reencontraram na missa de sétimo dia de Leila Caran Costa, mãe de Valdemar. A cerimônia aconteceu na tarde desta segunda-feira (9), na Igreja Matriz (Catedral Sant’Ana), em Mogi das Cruzes.
Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-presidente da República e o ex-deputado federal estão proibidos de manter contato desde fevereiro, devido às investigações da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal. O inquérito apura o planejamento para um golpe de Estado em 2022.
O reencontro entre Bolsonaro e Valdemar foi autorizado por Moraes após uma solicitação feita pela defesa do ex-presidente, por ocasião da Missa de Sétimo Dia de Leila Costa. O mesmo pedido foi feito na última semana, quando Bolsonaro pretendia comparecer ao velório de Leila, porém, acabou desistindo dizendo que não chegaria a tempo. Quem o representou foi a ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro.
No reencontro desta segunda-feira, Bolsonaro e Valdemar – que não se sentaram lado a lado – trocaram um abraço ao final da missa, enquanto o público presente gritava, em coro: “Mito! Mito!”. Proibidos de falar sobre a investigação, ambos não chegaram a trocar muitas palavras.
Após a missa, o ex-presidente saiu pela lateral da igreja e caminhou até a Rua Capitão Manoel Caetano, rodeado por dezenas de pessoas que continuaram gritando palavras a favor de Bolsonaro e contra o atual presidente Lula. Depois, ele entrou no carro e foi embora.
Além de Bolsonaro, estiveram presentes a missa o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD); o deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), André do Prado (PL); o deputado estadual Marcos Damásio (PL); o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE); a vice-prefeita Priscila Yamagami (PP); o prefeito de Biritiba Mirim, Inho (PL); o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL); a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL); o vice-prefeito eleito, Téo Cusatis (PSD); além de vereadores, secretário e outras autoridades.
Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes da vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro para Mogi das Cruzes: