Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Quase 1,5 milhão de famílias que recebiam o Bolsa Família deixarão de ter direito ao benefício a partir deste mês de março, segundo o governo federal.
A estimativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) é que o “pente-fino” alcance 1.479.916 famílias que não se enquadram no critério de renda do Bolsa Família.
“Estamos em um processo. Nós vamos fazer uma atualização de todo o Cadastro Único. Nessa parceria com a rede SUAS, com os municípios, a gente trabalha, inicialmente, focado onde é mais previsível a irregularidade”, disse Wellington Dias, ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Entre essas irregularidades, 393 mil são famílias registradas como unipessoais. “Esses cadastros saem em março não por serem unipessoais, mas por estarem acima do critério de renda admitido pelo Programa Bolsa Família”, diz a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo.
Inclusões
Além das exclusões, outras pessoas que não integravam o programa passarão a receber o Bolsa Família a partir de março. A estimativa do ministério é que sejam incluídas 694.245 famílias.
A Região Sudeste terá o maior número de novas concessões este mês. São 283.640 famílias que devem ingressar no programa, enquanto outras 591.376 deixarão de receber.
No Nordeste, a estimativa é da entrada de 209.320 famílias e da saída de 506.368. Já no Norte, são 78.484 novas concessões e 131.858 cancelamentos. O Sul terá 71.177 novas famílias e 155.651 exclusões, enquanto o Centro-Oeste contará com 51.624 concessões e 94.663 cancelamentos.
“O cadastro é vivo, passa sempre por modificações. Hoje o número é esse, mas daqui a alguns dias pode ser outro. No mês que vem uma gestante pode ganhar neném, por exemplo, e então vai sair uma gestante e entrar um bebê no cadastro. Fico feliz quando a alteração é porque alguém não precisa mais do Bolsa Família”, afirmou o ministro Wellington Dias.
Calendário Bolsa Família 2023
A parcela de março do Bolsa Família começará a ser paga aos beneficiários no próximo dia 20. O calendário se estenderá até o dia 31, evoluindo de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).
Os primeiros a receberem, no dia 20, serão os beneficiários com NIS terminado em 1. No dia 21, será vez dos que possuem NIS com final 2, e assim sucessivamente. Veja o cronograma a seguir.
- NIS com final 1: pagamento dia 20 de março;
- NIS com final 2: pagamento dia 21 de março;
- NIS com final 3: pagamento dia 22 de março;
- NIS com final 4: pagamento dia 23 de março;
- NIS com final 5: pagamento dia 24 de março;
- NIS com final 6: pagamento dia 27 de março;
- NIS com final 7: pagamento dia 28 de março;
- NIS com final 8: pagamento dia 29 de março;
- NIS com final 9: pagamento dia 30 de março;
- NIS com final 0: pagamento dia 31 de março.
Os adicionais que foram incorporados ao programa, porém, não começarão a ser pagos todos em março, somente o extra de R$ 150 (Benefício Primeira Infância) destinado a famílias com crianças na faixa etária de até seis anos.
O adicional de R$ 50 (Benefício Variável Familiar) para cada integrante da família com idade entre 7 e 18 anos incompletos e para gestantes terá início em junho.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram