Categorias
ALTO TIETÊ

Biritiba Mirim já teve quatro tratores roubados ou furtados em 2023



Dados divulgados pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) mostram que o número de ocorrências envolvendo máquinas agrícolas aumentou 51,67%, entre janeiro e julho, no Estado de São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano passado.



Nos sete primeiros meses de 2023 foram 91 episódios, contra 60 do ano passado. Na região do Alto Tietê, a cidade que mais registrou ocorrência foi Biritiba Mirim, que já teve quatro tratores roubados ou furtados. Em todo o estado de SP, Biritiba fica atrás somente da capital paulista, que teve cinco tratores roubados ou furtados.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

“O crescimento do agronegócio tem relação direta nesse comportamento. O aumento na frota desta categoria provoca uma maior exposição das máquinas, que ultrapassam, facilmente, a casa dos seis dígitos, motivando o crime. Após a prática do delito, os veículos são descaracterizados, com a retirada de placas, adesivos e possíveis identificações e são revendidos em outros estados como GO, PR e MT”, disse o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vítor Corrêa.



O Boletim Tracker-Fecap analisou os dados de roubo e de furto separadamente. Os eventos de roubo cresceram 44,4% nos sete primeiros meses do ano. Foram 39 este ano e 27 no mesmo período de 2022.



Já os furtos tiveram uma alta mais expressiva que os roubos, com crescimento de 57,58%. Entre janeiro e julho foram 52 ocorrências e nos sete primeiros meses do ano passado foram 33.

Confira a seguir a distribuição de ocorrências com roubos e furtos de tratores por cidades paulistas:

CidadesQuantidade
São Paulo5
Biritiba Mirim4
Mogi Mirim2
Santo Andre2
Guarulhos2
Maua2
Americana2

“Além do impacto operacional que a perda de um trator pode causar em uma propriedade, há o impacto econômico direto a considerar, dada a alta valorização destas máquinas no mercado”, disse o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos canais no WhatsApp: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano

Compartilhe essa notícia: