Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi vê avanços no comércio em 2022 e espera mais para 2023



A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) avaliou como positivo o saldo do comércio mogiano, que em 2022 gerou mais de 1,6 mil empregos e obteve resultados importantes para a retomada econômica do setor.



A expectativa da ACMC é que o segmento continue avançando em 2023, principalmente com a inauguração do Shopping Patteo Urupema, prevista para abril, e de grandes empreendimentos imobiliários, que fomentam os negócios nos bairros.



Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, entre janeiro e novembro, o comércio obteve um saldo positivo de 1.641 novos postos de trabalho. Ao todo, o setor responde por mais de 23,7 mil vagas com carteira assinada do município.



Ao longo dos últimos meses, o comércio foi beneficiado por injeções de recursos que colaboraram para o seu desempenho. Alguns dos principais reforços no primeiro semestre foram a antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a liberação do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além da ampliação do Auxílio Brasil.



“Registramos o retorno dos consumidores, fato que impactou o desempenho, principalmente das principais datas comemorativas. No entanto, neste ano registramos alta na inflação que interferiu no poder de compra, especialmente de itens básicos como alimentos, gás de cozinha e combustíveis. A situação foi refreada nos últimos meses, mas impediu um crescimento mais consistente”, afirmou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.

Os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram o avanço das vendas do comércio varejista que cresceu 0,4% de setembro para outubro. Esta é a terceira alta seguida do índice. Para 2023, as expectativas são positivas. De acordo com o boletim Focus, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 0,79%.

A presidente da Associação Comercial ressaltou que o setor aguarda medidas tanto do governo federal quanto do estadual que estimulem o consumo. “O comércio espera ainda apoio por parte do poder público para os empreendedores, como a aprovação da revisão do teto do Simples Nacional, que ajudará a fortalecer os pequenos e médios negócios”, acrescentou.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: