Categorias
MOGI DAS CRUZES

Associação Comercial de Mogi pede flexibilidade de impostos e reforço na segurança



A direção da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) informou, nesta segunda-feira (23), que vai insistir com a Prefeitura de Mogi para a flexibilização nos prazos de vencimentos dos impostos municipais, a fim de minimizar os reflexos negativos do fechamento obrigatório do comércio a partir desta terça-feira devido ao avanço do coronavírus (COVID-19). A entidade também pede o apoio da administração municipal e da Polícia Militar (PM/SP) para o reforço na segurança, de forma a coibir a possível ação de marginais nos estabelecimentos fechados.



Sobre os tributos municipais, o prefeito Marcus Melo anunciou o adiamento da parcela de abril do IPTU para maio, entretanto, a direção da ACMC pede a prorrogação dos prazos também do ISS (Imposto Sobre Serviços) e das taxas de licença, se possível por um período maior.



“Para as empresas do Simples Nacional, o Governo Federal adiou para o segundo semestre as parcelas de abril, maio e junho. Esperamos que o mesmo possa ser feito com os tributos municipais. Mesmo que lá na frente esses vencimentos se acumulem com os dos meses correntes, o empresário terá um fôlego para se organizar, já que não sabemos se o fechamento do comércio e serviços por 15 dias será suficiente ou se o Estado determinará novos prazos”, afirmou o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.



Além dos tributos, a ACMC disse que também está conversando com a Prefeitura e a Polícia Militar para o reforço nas rondas das principais áreas comerciais da cidade a partir desta terça-feira. Isto porque, segundo a associação, os comerciantes temem que os marginais se aproveitem do vazio das ruas para invadir as lojas fechadas e praticarem furtos.



“Apenas os comércios e serviços essenciais estarão funcionando e há um risco também para eles, por isso, é importante que a segurança seja reforçada”, disse o presidente.

A entidade informou, ainda, que aguarda as informações da Prefeitura sobre como será a fiscalização do cumprimento do decreto estadual, que estabelece o fechamento do comércio de amanhã até 7 de abril. “Esperamos que os empresários tenham consciência da necessidade da medida e cumpram a determinação”, falou Zatsuga.

No sábado, antes mesmo do decreto estadual, cerca de 20% do comércio da região central já não funcionou.

Entidade fechada

A ACMC, a partir desta terça-feira, também estará fechada para o atendimento ao público. Durante o período determinado de fechamento – de 24 de março a 7 de abril -, será mantido apenas o funcionamento do Departamento Médico, com o atendimento das consultas agendadas que não puderem ser remanejadas.

Para orientações, ou em caso de dúvidas, ligue no 97120-3612.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *