Categorias
MOGI DAS CRUZES

Aprovado projeto que altera regras de desconto do IPTU 2022 em Mogi das Cruzes



Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), última do ano Legislativo, os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram o Projeto de Lei Complementar 12/2021, de autoria do Poder Executivo. A iniciativa dispõe sobre as regras dos benefícios fiscais para o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o ano de 2022. O Projeto altera a Lei 5.329/2001 e a Lei Complementar 04/2021.



Com a nova redação às leis, o desconto para pagamento até o vencimento da parcela única do IPTU passa de 5% para 8% e os valores constantes da Planta Genérica passarão a ser reajustados anualmente pelo menor índice de correção oficial. “A gente sabe que a carga está pesada para a população, então o IPTU do ano que vem virá com um desconto maior para aqueles que pagam em dia”, disse o vereador Marcos Furlan (DEM).



No texto inicial, enviado pela Prefeitura, o índice para correção seria o IPC-FIPE, mas com uma emenda (aprovada) feita pela Comissão de Finanças da Casa, a correção passou a ser pelo menor índice. “Utilizando o menor índice oficial se penaliza menos a população, já que o IPTU tem que ter um reajuste anual. Então, essa proposta sana esse problema. O prefeito por Decreto, todos os anos, vai procurar o menor índice de correção e vai aplicar”, afirmou o vereador Iduigues Martins (PT).



“É um projeto importante que traz um conjunto de medidas para beneficiar a população. Mas tenho que dizer que mesmo o menor índice ainda é um reajuste muito alto para uma parcela de desempregados que está na extrema pobreza”, disse Inês Paz (PSOL).



Uma outra emenda aprovada da Comissão de Finanças, dessa vez aditiva, corrigiu um problema comum, a inclusão de cidadãos na Dívida Ativa do Município por conta de valores irrisórios. Situação que acontece por conta de pequenos atrasos nos pagamentos ou por erros da instituição arrecadadora. Com isso, a emenda inseriu um novo artigo no Projeto, determinando a remissão de valores abaixo de R$ 5. O presidente da Comissão de Finanças, Pedro Komura (PSDB), explicou que a medida vai gerar alívio aos contribuintes que pagam em dia, pois poderão ter direito aos descontos do IPTU.

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, reafirmou sua promessa de não aplicar aumento real no IPTU durante todo o seu mandato, reajustando o imposto somente conforme as variações inflacionárias. “Vocês estão vendo que a situação econômica no Brasil está muito delicada. Está tudo subindo: alimentação, combustível, gás e tudo mais. Isso é fruto da inflação, da situação econômica que estamos vivendo no país, com o maior índice inflacionário dos últimos 18 anos”, afirmou o prefeito, acrescentando em seguida: “A gente está fazendo de tudo para minimizar esse duro golpe econômico no bolso do mogiano e da mogiana”.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: