Após o solapamento de margem de rio ocorrido na Rua Maria Isabel, no bairro do Cruzeiro, em Santa Isabel, técnicos da Defesa Civil do Estado estiveram no local avaliando os danos causados pela chuva da última sexta-feira (8), quando em um período de meia hora choveu 86 milímetros, de acordo com o pluviômetro da ETA I. Segundo a equipe técnica estadual, a obstrução na tubulação local ocasionou a queda do muro.
Por conta da obstrução do sistema de drenagem do afluente do Ribeirão Araraquara, houve solapamento da margem fluvial. Em caráter preventivo e temporário, foram interditadas edificações que ficam próximas ao local, como a praça, duas residências, um comércio e um depósito. De acordo com a Prefeitura, os moradores afetados estão sendo assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
Além da vistoria técnica feita juntamente com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Defesa Civil do Estado concedeu a Santa Isabel materiais de ajuda humanitária para atender às vítimas das chuvas. Já na madrugada de sexta-feira, colchões e mantimentos foram entregues em diferentes partes da cidade.
Um relatório preliminar da visita foi emitido ao município, a fim de direcionar as medidas emergenciais a serem tomadas pela Prefeitura. Como contrapartida estadual, a expectativa é que haja a celebração de um convênio que culmine na transferência de recursos emergenciais para o restabelecimento da normalidade em Santa Isabel.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.