Categorias
MOGI DAS CRUZES

AME de Mogi vai oferecer quimioterapia a partir de agosto, confirma governador em visita à unidade



O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, visitou, nesta quarta-feira (20), o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mogi das Cruzes. A unidade oferece atendimentos a pacientes com câncer de pele, por meio do Programa AME Oncologia, e, a partir de agosto, também terá sessões de quimioterapia para diversos tipos de câncer.



“Hoje estou fazendo uma visita ao AME de Mogi das Cruzes, que tem um atendimento regional a todo o Alto Tietê e faz diagnóstico para câncer. Estamos aqui vistoriando porque o AME, a partir de agosto, passa a realizar quimioterapias, ampliando a oferta na região e fazendo com que a população que hoje sofre com câncer tenha acesso mais rapidamente ao tratamento”, disse Rodrigo, confirmando um anúncio que ele já havia feito há cerca de um mês em Guarulhos.



De acordo com o Governo de SP, serão realizadas 1,7 mil sessões de quimioterapia na unidade até o final deste ano, reduzindo o deslocamento dos pacientes para outras cidades para a realização dos atendimentos.



O AME de Mogi das Cruzes também realizará atendimentos voltados para o câncer de pele, com uma linha de cuidados com agenda exclusiva para o tratamento oncológico, reduzido de 90 para 45 dias o tempo de atendimento na unidade. Será possível realizar consultas, exames e biópsias na unidade. Os pacientes serão encaminhados pelos municípios com um protocolo especial para o tratamento da doença.



“Essa iniciativa é mais um cuidado que estamos tendo com a população, um olhar humanizado do Governo de São Paulo para aqueles que precisam dessa assistência durante o tratamento do câncer”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

O programa AME Oncologia tem como objetivo otimizar recursos e a estrutura já existente nos AMEs. Segundo o governo estadual, a instalação destas unidades terá um investimento 80% menor que a implantação de um novo hospital para este fim.

Hospital Luzia de Pinho Melo

Em entrevista coletiva durante a visita ao AME de Mogi das Cruzes, Rodrigo Garcia respondeu a jornalistas sobre o fechamento do pronto-socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, o que acabou sobrecarregando todo o sistema de saúde, inclusive a Santa Casa de Misericórdia, que vem apresentando superlotação do PS nos últimos meses.

“Isso faz parte de uma reorganização do sistema estadual de saúde durante a pandemia e pós-pandemia. Cada vez mais o estado tem que se responsabilizar com a alta complexidade. Nosso papel é ofertar mais leitos de alta complexidade na região do Alto Tietê e, em parceria com os municípios, trabalhar na baixa e média complexidade”, disse o governador, acrescentando que está estudando formas de desafogar as UBSs e as UPAs nos municípios. “Queremos ampliar a oferta de leitos na região do Alto Tietê para que a gente não assista cenas de superlotação”.

Confira fotos da visita do governador Rodrigo Garcia ao AME de Mogi das Cruzes:

Fotos: Leandro Cesaroni/NM

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP