ALTO TIETÊ

TCE SP faz fiscalização surpresa em hospitais e postos de saúde de Mogi e outras cidades

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) realiza, nesta terça-feira (26), desde as 8h00, uma fiscalização surpresa e ordenada em mais de 200 municípios para checar as condições da saúde no território paulista.

A ação verifica, de forma concomitante e em tempo real, as condições dos serviços oferecidos à população nos Hospitais Municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos Prontos-Socorros no território paulista.

Em Mogi, um dos locais vistoriados foi o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde foram encontradas longas filas, com pessoas aguardando atendimento em pé e em ambiente com janelas fechadas e sem ventilador ou ar-condicionado.

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes
(Foto: Tribunal de Contas do Estado – TCE/SP)

Os trabalhos ‘in loco’, realizados por cerca de 300 agentes de fiscalização, podem ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento.

Os dados, colhidos em 299 entidades fiscalizadas – 270 municipais e 29 estaduais – serão confrontados com as informações levantadas na última fiscalização, realizada em 25 de junho deste ano, que ocorreu em uma amostra de 229 cidades jurisdicionadas à Corte de Contas paulista.

Mais detalhes sobre a fiscalização realizada em hospitais e postos de saúde de Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê serão publicados nos próximos dias no Notícias de Mogi.

Fiscalizações Ordenadas

Realizadas desde 2016, as ‘fiscalizações ordenadas’ são feitas de forma surpresa – nas quais os agentes de fiscalização saem a campo para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.

As ações consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’ diversas áreas da Administração, como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos; segurança, entre outras.

Essa notícia foi atualizada em 26 de novembro de 2019 13:48

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP