Categorias
MOGI DAS CRUZES

Abrigos provisórios atendem 76 moradores de rua por dia, diz Prefeitura de Mogi



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem atendendo, diariamente, uma média de 76 pessoas em situação de rua nas duas unidades de acolhimento que foram criadas nas dependências de escolas da cidade excepcionalmente no período de pandemia do novo coronavírus.



Ao todo, foram abertas 100 vagas temporárias, sendo 54 na Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer, na Vila Industrial e 46 na antiga escola do Sesi, em Cezar de Souza



Segundo a administração municipal, na escola Dr. Deodato Wertheimer, por onde o serviço teve início, a média diária de atendimentos é de 50 pessoas e está bem próxima da capacidade total. Neste local, há espaços destinados para banho, troca e lavagem de roupas e são servidas refeições. 



A gestora dos acolhimentos temporários, Eda Moura Menezes, explica que, na escola Deodato, as pessoas alojadas podem passar o dia inteiro na unidade, mas também têm a liberdade de sair uma vez por dia. Elas recebem, contudo, todas as orientações quanto aos cuidados necessários e precisam retornar antes das 17 horas, conforme regulamento. Caso contrário, a vaga é destinada a outra pessoa. 



Já na unidade de Cezar de Souza, o conceito é do acolhimento integral e saídas só acontecem para serviços de primeira necessidade, como atendimento médico e recebimento de benefícios, mediante acompanhamento de um profissional e adotando todas as medidas de segurança, como o uso de máscaras e álcool em gel. A unidade tem 46 vagas e a média diária de atendimento tem sido de 26 pessoas em situação de rua., informou a Prefeitura.

Eda destaca que, no momento, não há qualquer abrigado com sintomas da Covid-19. A única suspeita, detectada há algumas semanas, já foi descartada por meio da realização de teste. Ela lembra, ainda, que as duas unidades recebem doações de qualquer tipo de item, em especial alimentos, porém pede para que os doadores entrem em contato antes com o serviço, pelo telefone 9-9801-0685. 

“No caso da doação de refeições prontas, por exemplo, o ideal é que a entrega seja feita no período noturno, para suprir o intervalo entre a janta e o café da manhã do dia seguinte”, explica, lembrando que o café da manhã, almoço e janta são fornecidos às unidades pelo Restaurante Bom Prato, enquanto que o café da tarde provém de parceria com a Associação Beneficente Onde Moras (Abomoras), com base em doações. 

De acordo com a administração municipal, as pessoas em situação de rua atendidas nos dois espaços são encaminhadas pela equipe de abordagem ou pelo Centro Pop. Além desses espaços, há ainda 156 pessoas abrigadas em instituições sociais parceiras da cidade.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: