O Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Ferraz de Vasconcelos realizou, neste mês, a campanha ‘Dezembro Vermelho’, com o intuito de orientar sobre a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O ‘Dezembro Vermelho’ é realizado em todo o mundo como um alerta para a Aids e ISTs. Em Ferraz, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fizeram uma programação especial com palestras e oferta de testes rápidos.
De acordo com a administração municipal, entre os dias 1 e 7 de dezembro foram realizados cerca de 1.849 testes, incluindo HIV, Sífilis e as Hepatites B e C. Ao todo, 26 foram reagentes.
Durante o período de campanha, foram realizados 471 exames de HIV, sendo 3 casos reagentes. Na detecção da Sífilis, houve a testagem de 456 pessoas, com 11 reagentes. Nos casos das Hepatites, foram 461 testes do tipo B – sem casos – e do tipo C com 461 testes e 2 reagentes.
Segundo a coordenadora do SAE, Joelma Barcelos, em todos os casos os pacientes receberam informações sobre os procedimentos, métodos de prevenção e puderam tirar dúvidas. Nos casos em que o resultado foi reagente, o paciente foi encaminhado para realizar mais exames – e se for preciso, também fará o tratamento com o SAE.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram