O programa Prospera Família, do Governo de SP, começará atendendo cerca de 1.040 pessoas em Mogi das Cruzes, segundo a administração municipal. Serão formadas 13 turmas, com 80 vagas cada.
A iniciativa tem como objetivo oferecer mentoria, capacitação, incentivo financeiro e apoio emocional, principalmente às mulheres chefes de famílias monoparentais com filhos na primeira infância.
A ação é destinada a famílias monoparentais em situação de pobreza e extrema pobreza. Conforme levantamento da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, existem na cidade 8.577 famílias nessa situação, com filhos entre zero e seis anos. Entretanto, a princípio, serão atendidas pouco mais de mil.
As beneficiárias do programa participarão de um ciclo de formação pessoal, em empreendedorismo e geração de renda, com objetivo de inclusão produtiva e mobilidade social.
As mulheres e homens participantes recebem uma renda mensal de R$ 130; e duas parcelas que somam R$ 2 mil após o término do programa. O objetivo do benefício é investir em materiais de trabalho e criar uma parcela na poupança para futuras emergências.
A inclusão de Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos no Prospera Família foi anunciada pelo governo estadual em março deste ano. Os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba e Poá, também no Alto Tietê, já são atendidos pelo programa desde o ano passado.
Informações sobre como se inscrever no programa devem ser divulgadas em breve pela Prefeitura de Mogi.
Chamamento
Na última semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes abriu chamamento público para a seleção de organização da sociedade civil que operacionalize e implante o programa Prospera Família na cidade.
As organizações interessadas na prestação do serviço devem participar na próxima segunda-feira (22), às 13h30, da audiência pública que acontecerá na Casa dos Conselhos. Na ocasião, serão apresentadas todas as informações do edital de chamamento, do serviço a ser prestado e do plano de trabalho que deve ser apresentado. Para que seja aberto o diálogo e todas as dúvidas possam ser sanadas, a recomendação é que as organizações interessadas façam a leitura prévia do edital.
As propostas devem ser apresentados até o dia 9 de setembro na sede da Secretaria de Assistência Social. Já a sessão pública de abertura dos envelopes acontecerá no dia 12 de setembro. Na sequência, terá início a fase de análise e avaliações dos planos de trabalho apresentados. Após publicação do resultado preliminar e abertura de prazo para recursos, haverá a publicação do resultado final, o que está previsto para ocorrer no mês de outubro.
A organização da sociedade civil vencedora do processo celebrará parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e receberá recursos financeiros para a execução do programa.
A Casa dos Conselhos está localizada na rua Francisco Franco, 133, no Centro.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram