Categorias
ALTO TIETÊ

Patrulha Maria da Penha de Suzano já efetuou dez prisões em 2022

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Nos sete primeiros meses de 2022, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Suzano (GCM) efetuou dez prisões e recebeu 225 medidas protetivas concedidas pela Justiça para monitorar mulheres vítimas de violência na cidade.


A última ação que precisou da interferência da Patrulha Maria da Penha em casos mais agudos, em que o ex-companheiro atentou contra a vida da vítima, ocorreu em 5 de abril deste ano. Na ocasião, os guardas municipais de Suzano agiram para impedir um feminicídio após receber denúncia de que o agressor havia entrado na casa da mulher. Ele foi contido, preso e levado para a Delegacia de Polícia Central.

Leia também:  Fábrica da Suzano investe em sustentabilidade com adoção de embaladeira de papel kraft

Entre os reforços realizados recentemente na parte estrutural e operacional da Patrulha Maria da Penha de Suzano está o aplicativo ‘Está acontecendo’. Por meio da ferramenta, as vítimas podem acionar uma viatura de qualquer lugar. O aplicativo mostra a localização exata além de enviar denúncias por ameaça e assédio. “É um meio de chamar a atenção da patrulha sem chamar atenção do agressor, o que garante discrição para a mulher que estiver correndo perigo de vida inclusive”, afirmou a a comandante da GCM de Suzano, e ex-comandante da Patrulha Maria da Penha, Rosemary Caxito.

Leia também:  Suzano amplia assistência às pessoas com TEA com centro de apoio e iniciativas inclusivas

De acordo com a administração municipal, por meio do aplicativo, já foram realizadas quatro prisões de ex-companheiro que desrespeitaram as medidas protetivas, sendo duas no mês passado, uma em maio e outra em abril.


“Nosso maior desejo é que não haja violência, porém devemos estar preparados e ter uma Patrulha Maria da Penha que é referência para outras cidade. Para nós, é motivo de orgulho. Espero que outros municípios brasileiros possam ter uma experiência tão exitosa quanto a que temos em Suzano”, afirmou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Leia também:  Alças do Rodoanel em Suzano farão parte de novo complexo viário no Alto Tietê

Além do aplicativo, as mulheres vítimas de violência por parte do companheiro ou de qualquer outro membro de seu convívio podem acionar a guarnição por meio do telefone 4745-2150 ou pela Central de Atendimento à Mulher.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Compartilhe essa notícia: