Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi das Cruzes repudiam agressões a guarda municipal



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (21), a Moção 28/2020, de autoria da totalidade dos vereadores, que repudia as agressões sofridas pelo guarda civil municipal Marcelo Moreno da Costa no último fim de semana.



Na ocasião, o guarda tentava conter uma aglomeração no Parque Botyra Camorim Gatti e foi espancado por cerca de 10 jovens. Por conta dos ferimentos, Costa está afastado das atividades sem previsão de retorno. Uma guarda municipal que estava com ele no momento da abordagem também foi agredida e ficou com escoriações.



Os vereadores Rodrigo Valverde (PT) e Caio Cunha (PODE) criticaram o prefeito Marcus Melo (PSDB), alegando defasagem de equipamentos na Guarda Municipal de Mogi das Cruzes e falta de segurança na cidade.



“O ataque mostra a deficiência do atual prefeito de oferecer uma segurança mínima para amenizar os riscos dos guardas municipais. A Guarda Municipal usada como propaganda política usa rádios analógicos”, criticou o vereador Rodrigo Valverde (PT).



“Sem estrutura e sem efetivo suficiente, a guarda tem feito um trabalho necessário para dar o mínimo de segurança à população de Mogi das Cruzes”, complementou Cunha, que também se queixou sobre a falta de câmeras de monitoramento no parque.

Veja também: após agressão a guardas, GCMs de Mogi pedem melhores condições de trabalho

Já o vereador Marcos Furlan (DEM) não concordou com as críticas à gestão de Melo. “Não entendo colocar a culpa nas costas do prefeito. Existe uma lei estadual que diz que é atribuição da Polícia Militar coibir esse tipo de situação (aglomerações)”, afirmou.

O vereador Protássio Nogueira (PSD) fez o uso da palavra para prestar solidariedade à Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. “Se não fosse a GCM nós estaríamos em uma situação difícil aqui no município, pois ela está fazendo muito mais do que deveria fazer”, elogiou o vereador.

“A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes está assumindo responsabilidades muito maiores das responsabilidades assumidas de quando foi criada. Em pouquíssimos anos o efetivo da guarda municipal vai ser maior do que a Polícia Militar, que não recebe mais investimento há muito tempo. A guarda precisa de uma nova infraestrutura e regramento se for para atuar como está atuando”, pontuou Mauro Araújo (MDB).

Os vereadores Jean Lopes (PCdoB), Edson Santos (PSD), Fernanda Moreno (MDB), Iduigues Martins (PT) e Cuco Pereira também se manifestaram em solidariedade ao guarda municipal agredido.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: