Categorias
MOGI DAS CRUZES

Visitas monitoradas à Ilha Marabá, em Mogi, oferecem lazer e educação ambiental



O Núcleo Ambiental Ilha Marabá, no Mogilar, em Mogi das Cruzes, recebe visitas monitoradas e é uma ótima opção de lazer e educação ambiental, principalmente agora com a chegada da primavera.



Na última segunda-feira (27), um grupo de 31 crianças do Cempre Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru, esteve no local e conheceu toda a estrutura do equipamento.



Com 13,4 mil metros quadrados, o núcleo proporciona aos visitantes a oportunidade de vivenciar de perto o ecossistema do rio Tietê. Uma ponte de madeira sobre o rio permite que as pessoas percorram a ilha por uma trilha, oferecendo o contato direto com a várzea do Tietê, que é muito rica.



Durante as visitas, é possível abordar temas como conservação dos recursos naturais, arborização e mudanças climáticas, entre outros.



As visitas ocorrem para grupos reduzidos e com uso obrigatório de máscara. O horário é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o agendamento sendo realizado pelos técnicos da secretaria, conforme a procura, pelo telefone 4798-5959.

Feira agroecológica

Outra atração da Ilha Marabá é a Feira Agroecológica, que terá sua próxima edição no sábado (2). A feira atende a uma demanda por produtos orgânicos e é a primeira com este perfil na cidade. O objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável por meio da produção agrícola orgânica, agroecológica ou em transição.

A prática da agroecologia consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos. 

Os visitantes encontram na feira barracas de hortifrutis, produtos agroecológicos, em transição agroecológica, orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, bem como artesanato.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS). Segundo a administração municipal, os feirantes foram selecionados por meio de chamamento público.

Sobre a Ilha Marabá

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP