Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vídeo: câmera registra Jaguatirica e gambá juntos no Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes



Uma Jaguatirica (Leopardus pardalis) foi registrada andando ao lado de um gambá-da-orelha-preta (Didelphis albiventris) no Parque das Neblinas, reserva de Mata Atlântica da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga.



A interação é curiosa, já que o saruê – como o gambá também é chamado –, é uma presa do felino. As imagens foram coletadas pelas câmeras trap instaladas pelo Parque, que também já registraram uma interação interessante entre uma onça-parda e morcegos.



A jaguatirica é o terceiro maior felino brasileiro, perdendo em tamanho apenas para a onça-parda e onça-pintada. A espécie é classificada pelo ICMBio como Menos Preocupante (LC) e estima-se que sua população seja superior a 40 mil indivíduos, no entanto, em algumas regiões há indícios de declínio populacional ligados à perda e à fragmentação dos habitats naturais.



No Brasil, existem duas espécies de saruê: o gambá-de-orelha-branca e o gambá-de-orelha-preta. Ambos pertencem à família dos marsupiais, assim como os coalas e cangurus. O animal flagrado no Parque possui hábitos noturnos e gosta de se refugiar em ocos de árvores.



As câmeras do Parque das Neblinas, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Instituto Ecofuturo, já registraram diversos animais, como gato-mourisco, anta, veado, irara, cateto, entre outros. Ambas as espécies também já foram filmadas anteriormente, inclusive com filhotes.

Assista a seguir ao flagra registrado pelas câmeras:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: