Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores pedem reabertura das delegacias 24h de Mogi das Cruzes



Na sessão ordinária da Câmara de Mogi das Cruzes desta quarta-feira (26), os vereadores aprovaram a Moção 42/2020, que apela ao Governo do Estado de São Paulo pela volta do funcionamento integral das delegacias 24h da cidade. O vereador Clodoaldo Moraes (PL), autor da iniciativa fez o uso da palavra para demonstrar insatisfação com o fechamento dos equipamentos.



“A delegacia permanecer fechada em Jundiapeba aos finais de semana e nos períodos noturnos é um absurdo, pois é um dos bairros mais populosos da cidade, assim como Braz Cubas e Cezar de Souza”, afirmou Moraes.



Segundo a Câmara Municipal, a redução do tempo de funcionamento e o fechamento de algumas delegacias de bairro que funcionavam 24h foram determinados pelo governador João Doria em razão da pandemia de Covid-19. O Governo teria alegado falta de pessoal para manter os equipamentos, devido às ações tomadas para conter a disseminação do novo coronavírus.



Em Mogi das Cruzes, a única delegacia que continua aberta 24h para registros de boletins de ocorrência é o 1º Distrito Policial, localizado na Praça Dr. Fábio Bond Amaral.



Delegacia Eletrônica

Em março, também devido à pandemia, o Governo de SP anunciou que a Delegacia Eletrônica passou a registrar uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente. É possível notificar pela internet roubo ou furto a residência; roubo ou furto a estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato; violência doméstica; entre outros.

De acordo com o Governo de SP, a partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências são avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato. O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também receberá mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP