Na última quinta-feira (24), a Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Mogi das Cruzes criada para fiscalizar o Centro de Bem-Estar Animal realizou uma vistoria no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O grupo apurou denúncias de mau atendimento na unidade e uma possível greve dos funcionários.
Os vereadores foram recebidos pela coordenadora do CCZ, Heloísa Moutinho, que disse aos parlamentares que não houve paralisação das atividades. Segundo ela, atendimentos de urgências e emergências continuam sendo realizados, porém existe uma restrição de atendimento aos demais casos. Mesmo assim, de acordo com a coordenadora, todos os cidadãos receberão suporte.
Os funcionários do local também mostraram que algumas partes do prédio necessitam de manutenção. No canil, por exemplo, é possível observar inúmeras teias de aranha e a vegetação ao redor do prédio também está alta. Situação que, segundo a equipe do CCZ, acaba atraindo cobras ao local.
A presidente da CEV, vereadora Fernanda Moreno (MDB), informou que pretende conversar com o Poder Executivo sobre o caso. “Estamos aqui para entender melhor a situação. Agora vamos questionar a Prefeitura, pois estamos fiscalizando”, afirmou.
Os vereadores Maurino (Pode) e Juliano Botelho (PSB) também participaram da inspeção.
Atualmente o CCZ é administrado pela Anclivepa-SP. O contrato de gestão se encerrou no segundo semestre de 2021, mas foi prorrogado em caráter emergencial para garantir a continuidade do atendimento aos cidadãos (e aos animais). A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que não houve nenhum corte ou suspensão de repasse ao CCZ.
O Centro de Bem-Estar Animal, localizado em Cezar de Souza, foi inaugurado em setembro de 2016 e funciona como um Hospital Público Veterinário, atendendo a população inscrita em programas sociais de Mogi das Cruzes.