Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores defendem ampliação do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada na quarta-feira (13), a Moção de Apelo nº 85/2022, de autoria do vereador Pedro Komura (PSDB), que solicita obras de expansão no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.



De acordo com o parlamentar, o investimento público se justifica pelo atendimento regional do centro médico, que é referência para as cidades do Alto Tietê, área com 3 milhões de habitantes. O vereador pontuou também as constantes reclamações de familiares de pacientes, que se queixam da falta de vagas, especialmente de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).



Komura disse que o Hospital Luzia de Pinho Melo tem condições espaciais e estruturais para receber intervenções de ampliação. “O projeto inicial daquele hospital previa cinco andares, segundo o próprio secretário de Saúde, dr. Zeno Morrone, mas infelizmente só foi construído um andar e nós temos que aproveitar a estrutura já existente para que seja ampliado e amenize essa demanda existente em toda a nossa região ao invés de fazer outro hospital”, afirmou ele.



“Luzia é um hospital importante para a cidade e também regionalmente. Mogi é uma cidade privilegiada, temos aqui três hospitais públicos e um filantrópico. Mas, vira e mexe nós estamos em crise na Saúde municipal, então está faltando articulação política. O Executivo municipal precisa de habilidade para dialogar com estes entes. Concordo com a Moção, voto favorável, mas é preciso fazer mais do que ampliar esse hospital, é preciso articular ações, ” acrescentou o vereador Iduigues Martins (PT).



“O vereador Pedro Komura tem toda razão ao dizer que precisa ser ampliado, a estrutura foi feita para oito andares. Quando analisamos a região inteira são mais de três milhões e meio de habitantes, os pacientes passam nos prontos-socorros e precisam de leitos para colocar os pacientes que precisam de internação. Precisamos também pensar em especialidades, como endocrinologia, e numa atuação focada, engajada para que consigamos avançar nas demandas da Saúde”, comentou o vereador Otto Rezende (PSD).

O documento legislativo será encaminhado ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), e ao secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: