O vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão realizada na terça-feira (20), na Câmara Municipal, a Moção de Apelo nº 86/2023, que solicita ao Governo de SP a duplicação da Rodovia Engenheiro Cândido do Rêgo Chaves (SP-39), conhecida como Estrada das Varinhas.
De autoria do vereador Francimário Vieira (PL), o documento pede a intervenção de obras devido ao alto fluxo de veículos e do consequente elevado número de acidentes de trânsito na travessia.
“No último dia 12 de junho, um rapaz de 22 anos foi atropelado por motociclista e acabou morrendo. Por isso, faço esta Moção de Apelo, mais uma, para que o Governo do Estado realize a obra de duplicação na SP-39 com máxima urgência”, disse o vereador Francimário .
A Estrada faz conexão com bairros e distritos rurais da cidade, como Jundiapeba, Nove de Julho, Quatinga e Barroso, e é muito utilizada por caminhões que fazem o escoamento agrícola da região. Além disso, a SP-39 tem movimentação turística por causa da presença de hotel, centro religioso e sítios para fins de semana e temporadas.
A solicitação será encaminhada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), aos deputados estaduais Marcos Damásio e André do Prado (ambos do PL), à secretária de Estado de Logística e Transporte, Natalia Resende Andrade Avila, ao superintendente do DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagem), Sérgio Codelo, e ao prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE).
Radares
Em reunião com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Henrique Codelo, nesta quarta-feira (21), o vereador Francimário Vieira (PL), junto com o deputado estadual Marcos Damasio (PL), apresentou uma solicitação para a volta dos radares na Estrada das Varinhas.
Segundo o parlamentar, a ausência de radares – retirados há cerca de dois anos – tem provocado diversos acidentes e comprometido a segurança dos moradores da região.
O superintendente informou que, no momento, o DER está fechando os pontos críticos e alinhando tabelas de preços em São Paulo para que possa dar andamento em uma nova licitação. Segundo ele, até o fim deste mês, será iniciado o processo de licitação para radares, com previsão de início da instalação dos equipamentos em outubro.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: