Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi das Cruzes querem ao menos 1% do orçamento para a Cultura



Vereadores da Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Mogi das Cruzes realizaram uma reunião com a Frente Popular pela Cultura e representantes do executivo mogiano, na última quarta-feira (27), com o objetivo de articular um aumento de verbas para a área em 2024.



A Frente Popular pela Cultura é formada por pessoas e associações da sociedade civil.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

De acordo com o presidente do colegiado parlamentar, vereador Edu Ota (PODE), a meta é ampliar os recursos financeiros da Secretaria Municipal de Cultura dos atuais 0,3% para 1% do orçamento geral da cidade. “Hoje Mogi trabalha com uma verba que varia entre 0,3% e 0,4% do orçamento da cidade. É um valor muito pequeno para sustentar todas as ferramentas e instrumentos culturais que temos em Mogi. Em termos absolutos, estamos falando de aproximadamente R$ 8 milhões anuais. Com o aumento para 1%, essa quantia subiria para R$ 20 milhões”, disse Ota.



Participaram do encontro o secretário municipal de Finanças, Ricardo Abílio, o secretário municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), Lucas Porto, e a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos. Também estiveram no evento os vereadores Inês Paz (PSOL) e Mauro Yokoyama (PL), membro da Comissão de Cultura.



Segundo Ota, os secretários municipais se mostraram abertos às reivindicações apresentadas. “Eles sinalizaram que estão sensíveis aos pedidos da população. No entanto, o cobertor é curto e há muitas outras áreas precisando, como o Esporte e o Turismo. Mas vamos continuar batalhando para a construção conjunta de uma realidade melhor na audiência da LOA [Lei Orçamentária Anual], marcada para 4 de outubro. Além dela, vamos agendar outra audiência para debater questões mais específicas da Cultura”.

Divulgação/CMMC

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e nossos canais no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: