Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi criam comissão de políticas públicas para portadores de deficiência



Foi aprovado, na sessão ordinária desta terça-feira (13) da Câmara de Mogi das Cruzes, o Projeto de Resolução 10/2021, apresentado pelo vereador Zé Luiz (PSDB). A iniciativa cria uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que terá como objetivo discutir políticas públicas para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.



Dentre outras atribuições da Comissão está a promoção de debates, estudos técnicos e especializados, buscando soluções junto aos órgãos competentes nas esferas de Governo Federal, Estadual e Municipal, a fim de discutir políticas públicas e buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares, com vistas a assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a edificações, vias e espaços públicos.



A Comissão Especial de Vereadores será composta por três membros e terá um prazo de 180 dias de funcionamento.



“É uma CEV para tratar da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência em Mogi das Cruzes. Nós sabemos das dificuldades que uma pessoa com mobilidade reduzida tem em uma cidade de quase quinhentos anos que não foi planejada para ser inclusiva”, pontuou Zé Luiz.



“A gente sabe que precisamos avançar cada vez mais nas políticas públicas para pessoas com deficiência e a gente sabe que está numa cidade que tem as suas particularidades e suas necessidades. São necessárias políticas públicas. Que essa Comissão seja aberta a essas pessoas para que elas possam expressar os seus pleitos”, acrescentou o vereador Marcos Furlan (DEM).

“Às vezes não nos damos conta das dificuldades que é para uma pessoa portadora de deficiência viver em um mundo feito para as pessoas que não têm deficiência. A gente sabe que Mogi das Cruzes é uma cidade muito antiga, as calçadas são muito apertadas. São várias dificuldades que essas pessoas enfrentam todos os dias. Por isso, essa é uma CEV muito importante”, ressaltou Fernanda Moreno (MDB).

“É um tema muito importante. Nesta Casa não temos nenhum vereador ou vereadora que seja portador de alguma deficiência. Nós não imaginamos o que passa uma pessoa com deficiência, com dificuldade de mobilidade”, finalizou Iduigues Martins (PT).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: