Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereador Marcos Furlan é eleito presidente da Câmara de Mogi das Cruzes em 2022



Na sessão ordinária desta terça-feira (14), os vereadores realizaram a eleição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para o exercício de 2022. Após votação, Marcos Furlan (DEM) foi eleito o novo presidente da Casa.



Furlan, que conquistou 12 votos, disputou a presidência com o vereador Iduigues Martins (PT), que acabou com 11 votos.



“A votação de hoje, muito apertada, como há muito tempo não acontecia nessa Casa, mostra a maturidade dos parlamentares, muitos em primeiro mandato. Quero agradecer a todos, agradecer também meu adversário, vereador Iduigues. Vou procurar sempre lutar por uma Câmara transparente, participativa, acessível, e dar as ferramentas para os vereadores poderem executar o melhor mandato possível, pois é a nossa cidade quem ganha”, disse Furlan.



“Esse é um momento histórico, porque essa Casa sempre teve eleições onde as coisas eram decididas na véspera e, desta vez, tivemos uma diferença de um voto para cada cargo nessa Mesa”, afirmou Iduigues, que desejou boa sorte à nova Mesa Diretiva.



Também foram eleitos os vereadores Malu Fernandes (SD) para o cargo de vice-presidente, Carlos Lucareski (PV) para a vaga de segundo vice-presidente, Maurinho do Despachante (PSDB) para primeiro secretário e Juliano Botelho (PSB) para segundo secretário.

A Mesa Diretiva é o principal órgão do Legislativo, com atribuições administrativas e executivas. Com mandato de um ano, a Mesa Diretiva é composta pelo presidente, 1º e 2º secretários, sendo eleita em conjunto com dois vice-presidentes. Seus integrantes ajudam o presidente da Câmara a administrar o Legislativo.

Durante a sessão ordinária, cabe ao 1º secretário fazer a leitura do expediente, ou seja, dos projetos de lei, requerimentos, moções, indicações etc. Já o 2º secretário tem a tarefa de carimbar e assinar os documentos aprovados ou rejeitados pelos parlamentares e substituir o 1º secretário na falta deste. Nessas ocasiões, o presidente chama um vereador para ocupar provisoriamente o lugar do 2º secretário. Caso o presidente se ausente da Mesa, solicita ao vice-presidente que ocupe seu lugar.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: