Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereador declara guerra aos radares móveis e diz que secretário tenta o intimidar



O Vereador Diegão (MDB), que na última semana exigiu a retirada de um radar móvel na Avenida Francisco Rodrigues Filho, na Vila Suíssa, em Mogi das Cruzes, fez uma publicação em sua rede social nesta segunda-feira (1) declarando “guerra contra os radares móveis escondidos”.



Em um vídeo gravado no mesmo local, Diegão disse que o radar foi reinstalado no mesmo dia da retirada e afirmou que, naquele momento, funcionários estavam removendo o aparelho, o qual, segundo ele, estava escondido de forma estratégica entre dois carros estacionados em local proibido (em cima da calçada). Ele responsabiliza o secretário municipal de transportes, José Luiz Freire de Almeida.



“Você manda nos seus funcionários. Em mim você não manda não, viu?”, disse ele, como se falasse com o secretário. “E outra coisa: não adianta você mandar ficar passando gente para me intimidar não. Não tenho medo de nada não. Quem me colocou no cargo de vereador foi a população, não foi você. Eu não tenho medo de ninguém”.



O outro lado

A Prefeitura de Mogi garante que não existem radares móveis escondidos em Mogi das Cruzes. “O equipamento móvel ao qual o vereador se refere faz a medição de velocidade pela frente do veiculo. Ou seja, apenas quando o motorista está trafegando em direção ao equipamento e não após sua passagem”, informou em nota a Secretaria de Transportes.



Confira abaixo o restante da publicação:

“Este procedimento impede que o aparelho esteja escondido atrás de qualquer objeto, além de ampliar a sua visibilidade. Os veículos que aparecem no vídeo gravado pelo vereador não são da Prefeitura de Mogi das Cruzes e nem da empresa responsável pelo equipamento móvel.

Não é verdade que existam vários radares móveis pela cidade. Mogi das Cruzes conta com apenas um aparelho que percorre diversos pontos da cidade. Os pontos de fiscalização estão devidamente sinalizados e a relação dos locais pode ser consultada na página oficial da Prefeitura.

Também é importante ressaltar que em média, menos de 5% dos veículos que trafegam pelo local foram flagrados com excesso de velocidade. Os dados da última quarta-feira (27/03) indicam que, dos 950 veículos fiscalizados no período em que o equipamento permaneceu na Francisco Rodrigues Filho, 44 foram autuados.

A presença de equipamentos de fiscalização eletrônica busca ampliar a segurança nas vias e prevenir a ocorrência de acidentes, principalmente os mais graves. Estudos internacionais indicam que 94% dos acidentes ocorrem por falha humana, imperícia ou imprudência, principalmente por excesso de velocidade.

Além da fiscalização de velocidade, a Prefeitura vem realizando uma série de ações integradas na avenida Francisco Rodrigues Filho, como a implantação de 23 travessias iluminadas e de 10 lombadas. A Avenida Francisco Rodrigues Filho também faz parte do pacote de 76 quilômetros de vias municipais que receberão nova sinalização, em um convênio da Prefeitura com o Detran, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Todo este trabalho na avenida Francisco Rodrigues Filho vem surtindo efeito, uma vez que, de acordo com os dados do Infosiga, não são registradas mortes em decorrência de acidentes de trânsito na via desde 2017. O número de acidentes registrados na via também vem caindo, com uma redução de quase 50%, passando de 100 em 2015 para 58 em 2018.

Também devemos salientar que a instalação do equipamento de fiscalização no local atendeu a uma reivindicação de moradores e comerciantes, que estavam preocupados com o alto índice de acidentes, inclusive graves e com vítimas, registrado no local”.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *