Categorias
BRASIL

Veja quem tem direito ao Lucro do FGTS 2023, que será distribuído em agosto


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Está prevista para o mês de agosto a distribuição do Lucro do FGTS 2023 (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Os rendimentos são referentes ao ano passado.


Todo trabalhador que possuía qualquer quantia em contas ativas e inativas do Fundo de Garantia até o dia 31 de dezembro de 2022 poderá ser beneficiado com uma parcela do dinheiro.

O Lucro do FGTS tem o objetivo de viabilizar a rentabilidade das contas, estimadas em uma taxa fixa cujo retorno é de 3% ao ano, além de contar com a variação da Taxa Referencial (TR). Os valores são resultados de juros cobrados de empréstimos em projetos de saneamento, crédito de casa própria e em áreas de infraestrutura.

Leia também:  Saiba onde fazer empréstimo pessoal online rápido e com liberação na hora

O Lucro do FGTS é criado a partir dos rendimentos do saldo na poupança trabalhista dos brasileiros. Esta correção acontece uma vez ao ano, contemplando os titulares das contas sempre em meados de agosto.


Em 2022, por exemplo, o rendimento líquido foi de R$ 12,8 bilhões. De acordo com o levantamento da Caixa, em 2022, cerca de 106,7 milhões de trabalhadores receberam alguma quantia no ano passado.

Como o Lucro do FGTS será depositado nas contas do Fundo de Garantia dos trabalhadores, os pré-requisitos que permitem o saque são os mesmos da modalidade usual, ou seja, o beneficiário somente poderá retirar o valor em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, ou entrada na compra de uma residência própria. 

Leia também:  Casa Paulista: veja como conquistar seu imóvel pelo programa habitacional do Governo de SP

O que é FGTS?

O FGTS é constituído pelos saldos das contas vinculadas, formadas pelos depósitos realizados pelos empregadores em nome dos trabalhadores. O Fundo nasceu com o objetivo de garantir ao trabalhador uma indenização pelo tempo de serviço nos casos de demissão sem justa causa e ainda propiciar a formação de uma reserva a ser utilizada por ele, quando de sua aposentadoria, ou por seus dependentes, quando do seu falecimento.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Leia também:  'Sim': empresa do Santander libera empréstimo de até R$ 30 mil com juros a partir de 2,83%
Compartilhe essa notícia: