Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O reajuste anual do salário mínimo é um assunto que costuma interessar a muita gente. Isto porque o valor do piso nacional influencia em uma série de benefícios, ou seja, acaba afetando milhões de brasileiros.
Entre os benefícios que têm alterações com o reajuste do salário mínimo estão a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social, o PIS Pasep, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e seguro desemprego.
O reajuste anual do salário mínimo passa leva em consideração o Índice Nacional e Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Já para o ano que vem, a ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) apresentou um projeto que prevê a aplicação de um reajuste diferente no piso nacional.
O índice de atualização para o ano que vem ainda não foi definido, entretanto, a proposta da ministra prevê que o valor seja atualizado para R$ 1.421, o que representaria um aumento de 7,6% ante aos atuais R$ 1.320.
O modelo que será adotado pelo governo federal ainda depende de aprovação. De qualquer forma, o presidente Lula havia garantido, durante campanha, que o salário mínimo contará com um aumento superior à inflação – ou seja, maiores que os reajustes concedidos nos últimos anos.