Categorias
BRASIL

Veja qual é o valor previsto do salário mínimo 2024, que altera aposentadoria, PIS, BPC e seguro desemprego



O reajuste anual do salário mínimo é um assunto que costuma interessar a muita gente. Isto porque o valor do piso nacional influencia em uma série de benefícios, ou seja, acaba afetando milhões de brasileiros.



Entre os benefícios que têm alterações com o reajuste do salário mínimo estão a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social, o PIS Pasep, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e seguro desemprego.



O reajuste anual do salário mínimo passa leva em consideração o Índice Nacional e Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Já para o ano que vem, a ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) apresentou um projeto que prevê a aplicação de um reajuste diferente no piso nacional.



O índice de atualização para o ano que vem ainda não foi definido, entretanto, a proposta da ministra prevê que o valor seja atualizado para R$ 1.421, o que representaria um aumento de 7,6% ante aos atuais R$ 1.320.



O modelo que será adotado pelo governo federal ainda depende de aprovação. De qualquer forma, o presidente Lula havia garantido, durante campanha, que o salário mínimo contará com um aumento superior à inflação – ou seja, maiores que os reajustes concedidos nos últimos anos.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: