MOGI DAS CRUZES

Veja o que abre em Mogi no feriado prolongado do Dia do Servidor e Dia de Finados

Os feriados do Dia do Servidor e do Dia de Finados, celebrados nos dias 28 de outubro (quinta) e 2 de novembro (terça), respectivamente, podem afetar o funcionamento de alguns serviços públicos em Mogi das Cruzes. De acordo com a administração municipal, entretanto, as atividades essenciais continuarão normalmente.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por exemplo, não terá expediente nesta quinta (28) e sexta-feira (29), devido ao Dia do Servidor Público. O mesmo ocorrera na segunda (1) e terça-feira da semana que vem (2), por causa do Dia de Finados. O atendimento à população, dentro das normas estabelecidas para o combate à pandemia do novo coronavírus, voltará ao normal na quarta-feira (3).

O Mercado Municipal funcionará no sábado (30) das 8h às 16h. No domingo (31) e na terça-feira (02), o funcionamento vai até 12h. Já na segunda (1), o fechamento será às 17h. As feiras livres e o Mercado do Produtor terão funcionamento durante todos os dias, de acordo com a programação de locais, também respeitando as determinações de contingência que estão em vigor.

Parque CentenárioParque da Cidade e Parque Leon Feffer também funcionarão normalmente, das 7h às 17h, todos os dias.

Na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente durante todo o feriado. A estrutura tem entrada pela rua Gutterman, nº 577, no distrito de Braz Cubas e opera exclusivamente para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta.

A unidade 24 horas do Jardim Universo e o Pró-Criança, que fica no Mogilar, também atenderão normalmente a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 trabalhará todos os dias.

Já a vacinação contra a Covid-19 nos dias 29, 30/10 e 1º/11 seguirá conforme os agendamentos online no www.cliquevacina.com.br . O SIS 160 funcionará nos mesmos dias, ficando suspenso apenas nos dias 28, 31/10 e 2/11.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações referentes ao descumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia, utilização de máscaras e outras legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

A coleta de lixo segue o cronograma normal para cada bairro durante o feriado. Já o Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.

Cemitérios

A Prefeitura de Mogi das Cruzes espera que cerca de 100 mil visitantes passem pelos cemitérios da Saudade, São Salvador e Sabaúna durante o feriado do Dia de Finados e os dias que o antecedem.

Na terça-feira (2), o horário das três unidades será especial, com uma hora a mais: o funcionamento será das 8h às 17h30 para visitação.  Contudo, no período de 28/10 a 02/11, o horário se encerra às 16h para marcação de sepultamento. Já para outros serviços administrativos, como consultas, o atendimento vai até 17h.

A administração municipal alerta que quem pretende ir de carro deve ficar atento ao caminho, já que algumas interdições serão feitas no trânsito da região. Além disso, todos os protocolos sanitários devem ser observados, principalmente o uso de mascaras e o distanciamento físico.

Entre os dias 31/10 e 02/11, haverá a comercialização de velas, flores e alimentos de pronto consumo em frente aos cemitérios São Salvador e da Saudade. Para evitar instalação de focos do mosquito transmissor da dengue, não serão vendidos pratos para aparar a água; as embalagens devem ser retiradas dos vasos e jogadas em recipiente adequado.

O prazo para construção, reforma e pintura em sepulturas já foi encerrado; a limpeza nos túmulos pode ser feita diariamente até o dia 30 de outubro.

As sepulturas podem ser localizadas por meio deste link. A consulta é rápida, basta o nome inteiro da pessoa sepultada ser digitado e o sistema informará o local exato. A informação também poderá ser obtida na administração dos cemitérios.

Essa notícia foi atualizada em 26 de outubro de 2021 16:50

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP. Possui mais de 10 anos de experiência em jornalismo online