Categorias
MOGI DAS CRUZES

Veja em que horários o comércio de Mogi poderá funcionar a partir desta sexta



Tem início, nesta sexta-feira (12), a retomada das atividades econômicas em Mogi das Cruzes. Junto com todo o Alto Tietê, a cidade passou da fase 1 (vermelha) para a fase 2 (laranja) no Plano São Paulo, do governo estadual, e, portanto, poderá retornar com o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, shopping center e o comércio em geral.



Ao anunciar as alterações nas classificações da quarentena, o governador João Doria afirmou que as regiões que avançaram de fase no plano de retomada poderiam aderir à flexibilização da retomada a partir da próxima segunda-feira (15), porém, em uma transmissão ao vivo realizada na última quarta (10), o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, anunciou que o comércio da cidade poderia retornar a partir desta sexta, com o objetivo de aproveitar as oportunidades de vendas do Dia dos Namorados.

O conselho de prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) definiu que a reabertura dos estabelecimentos da região deverá seguir restrições de horário e limites de público. O intuito é evitar uma segunda onda de contágio do novo coronavírus e garantir que o Alto Tietê não conte com um endurecimento nas restrições, retornando à fase vermelha da quarentena.



De acordo com o consórcio, os setores de comércio de rua e serviços estarão liberados para funcionar por um período diário de seis horas, enquanto os shoppings por sete horas. As igrejas e templos religiosos também serão autorizados a funcionar com até 30% da capacidade. Confira abaixo mais detalhes.



  • Serviços – 9 às 15 horas
  • Comércio – 10 às 16 horas
  • Shoppings – 13 às 20 horas (com até 30% da capacidade e sem consumo local, além de proibição de setores de lazer)
  • Concessionárias e lojas de revenda de carros – Período de 6 horas (cada cidade adapta o melhor horário)
  • Igrejas – Com até 30% da capacidade e seguindo protocolos de distanciamento

O Mogi Shopping confirmou, por meio de suas redes sociais, que reabrirá a partir desta sexta, respeitando o horário acima e restringindo a praça de alimentação apenas para retirada de pedidos. O uso de máscara será obrigatório.

Além dos horários reduzidos de funcionamento, também foram determinadas regras para disponibilização de materiais de higiene, como álcool em gel, utilização de máscaras e ações para evitar a aglomeração de pessoas. Também serão previstas ações de orientação e conscientização.

“É um trabalho feito com planejamento para que a reabertura do comércio seja feita com toda a segurança, respeitando as normas estaduais e não comprometendo os esforços que foram feitos pelos comerciantes e toda a população durante este período de quarentena. Estamos vivendo a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos, então todas as medidas estão sendo adotadas com responsabilidade”, disse o prefeito Marcus Melo.

O Condemat afirmou que o processo de retomada será acompanhado de reforço nas fiscalizações e nas ações de conscientização sobre as medidas de prevenção ao coronavírus.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: