Categorias
ALTO TIETÊ

Condemat pede cautela e alerta para risco do Alto Tietê voltar à quarentena total



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) reforçou o pedido de cautela na retomada das atividades econômicas, que, a partir desta sexta-feira (12), será implantada de forma gradual nas cidades da região. A direção do conselho de prefeitos afirma que a colaboração da população é essencial para evitar tumultos e afastar o risco do Alto Tietê voltar à fase de restrição total.



“Estamos numa nova fase, mas a quarentena permanece porque ainda existe uma grande contaminação da doença. Por isso, a retomada das atividades será feita de forma gradual e faço um apelo para que as pessoas saiam para as ruas apenas em caso de necessidade e com toda a proteção que o atual momento exige”, ressaltou o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite.



Segundo ele, nas cidades que já começaram com a flexibilização, o movimento nos centros comerciais foi muito intenso nos primeiros dias, o que é esperado em razão do grande período de quarentena. No Alto Tietê, a retomada gradual a partir desta sexta-feira servirá de parâmetro para que as administrações municipais planejem as ações de conscientização e fiscalização e, se necessário, promovam adequações nos protocolos de funcionamento estabelecidos com os setores econômicos.



Lembrando que os setores de comércio, serviços e shoppings serão liberados, mas com horários especiais e restrições no número de atendimentos, conforme as limitações a seguir:



  • Serviços – 9 às 15 horas
  • Comércio – 10 às 16 horas
  • Shoppings – 13 às 20 horas (com até 30% da capacidade e sem consumo local, além de proibição de setores de lazer)
  • Concessionárias e lojas de revenda de carros – Período de 6 horas (cada cidade adapta o melhor horário)
  • Igrejas – Com até 30% da capacidade e seguindo protocolos de distanciamento

“A abertura já nesta sexta-feira permitirá que prefeitos avaliem, na prática, os reflexos da flexibilização e possam adotar as providências para que a retomada das atividades continue de forma segura”, justifica o prefeito Adriano.

Segundo o presidente do Condemat, cabe a cada cidade estabelecer os protocolos para o funcionamento das atividades permitidas na fase laranja do plano de retomada, sempre respeitando critérios como obrigatoriedade do uso de máscara facial, higienização das mãos, distanciamento social e controle no número de pessoas dentro dos estabelecimentos.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: