Categorias
MOGI DAS CRUZES

Veja como vai funcionar a vacinação de crianças contra Covid-19 em Mogi das Cruzes



A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que a cidade deve receber, na segunda quinzena de janeiro, os primeiros lotes da vacina Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. A vacinação deste público foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 16 de dezembro e liberada pelo Ministério da Saúde, do governo federal, na última quarta-feira (5).



O Governo de SP, que anunciou esta semana que pretende aplicar a primeira dose da vacina em todas as crianças de 5 a 11 anos em um prazo máximo de até três semanas, vai divulgar em breve mais informações sobre a data de início e demais procedimentos da imunização. De qualquer forma, é possível antecipar o registro dos dados e agilizar o atendimento nos locais de vacinação realizando o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, do governo estadual.



A administração municipal informou que, em Mogi das Cruzes, a vacina estará disponível no Pró-Hiper (apenas em estratégia pedestres) e nas unidades básicas, mediante agendamento no site Clique Vacina, da Prefeitura. As unidades de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Biritiba Ussu e Taiçupeba atenderão o público cadastrado nessas unidades.



Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a dosagem para o público infantil será menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente). O esquema vacinal será com duas doses de 0,2ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.



“Ainda aguardamos o documento técnico do governo estadual com mais informações de como ocorrerá a vacinação infantil. A previsão é de que as doses comecem a chegar na segunda quinzena de janeiro, mas não há ainda uma data específica”, explica o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Júnior.

“É certo que o recebimento de doses ocorrerá de forma parcelada e a vacinação desse público, que em Mogi é de cerca de 44 mil crianças, ocorrerá de forma gradativa. E recomendamos, como forma de agilizar o atendimento, que seja feito o pré-cadastro no sistema estadual”, completa o secretário.

Uma nota técnica divulgada pelo governo estadual estabelece que a ordem de prioridade na imunização será a seguinte:

  1. crianças com deficiência permanente ou comorbidades
  2. crianças indígenas e quilombolas
  3. crianças que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19
  4. crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade: de 10 e 11 anos; de 8 e 9 anos; de 6 e 7 anos; e 5 anos.

“A vacinação infantil contra a Covid-19, tal como ocorre para o público adulto, é eficaz na proteção e amplamente defendida e incentivada pela comunidade científica. É um procedimento seguro, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e queremos iniciá-lo o quanto antes”, afirmou o prefeito de Mogi, Caio Cunha.

Ainda de acordo com a administração municipal, para a vacinação de crianças em Mogi das Cruzes será necessário:

  • Que ela esteja acompanhada dos pais ou que o adulto que a acompanhe tenha em mãos o termo de autorização escrita pelos pais.
  • Apresentar RG ou certidão de nascimento da criança.
  • Documento com foto do adulto responsável que acompanha a criança.
  • CPF ou Cartão SUS para quem não tem CPF (todas as crianças que já utilizam a rede pública de saúde em Mogi das Cruzes, cadastradas no SIS, possuem cadastro no cartão SUS, mesmo que a família não tenha o cartão impresso).
  • Comprovante de endereço em Mogi das Cruzes.
  • Caso a criança tenha recebido alguma vacina do calendário de rotina, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.
  • A Secretaria Municipal de Saúde reitera a recomendação para pré-cadastro no vacinaja.sp.gov.br.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: