Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vacinação contra a dengue em Mogi das Cruzes começa nesta terça

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a vacinação contra a dengue na cidade terá início nesta terça-feira (20). Os primeiros a receber o imunizante serão crianças de 10 e 11 anos, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.


“A liberação do primeiro lote para Mogi das Cruzes está programada para 10h15 desta segunda-feira (19/2) e a aplicação das doses será iniciada na terça (20/2)”, diz nota enviada à reportagem.

A vacinação será realizada em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba. O horário de atendimento será das 9h às 15h e, nesta primeira semana, haverá aplicação de doses inclusive no sábado (24).

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações de prevenção à dengue nos bairros

A vacinação em cinco unidades foi a estratégia adotada inicialmente pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de atender às normas técnicas de armazenamento das doses repassadas na última sexta-feira (16) pelo Governo de SP. “Para evitar qualquer oscilação de temperatura no período noturno, a orientação é levar e buscar as doses diariamente”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. 


O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.

Conforme divulgado pelo Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a cidade de Mogi das Cruzes recebeu, neste primeiro lote, 12.143 doses da Qdenga, vacina contra a dengue. Com a chegada de mais doses, a imunização deverá ser ampliada, em uma próxima etapa, para adolescentes de 12 e 13 anos.

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações de prevenção à dengue nos bairros

A dengue é uma doença que causa febre, dor de cabeça e dores nas articulações, e em casos mais graves pode evoluir para morte. Ao sentir os sintomas, é preciso procurar um serviço de saúde para iniciar o tratamento.

Ainda segundo dados do Condemat+, até a última sexta-feira (16), Mogi das Cruzes já havia contabilizado 132 casos de dengue somente nos primeiros 45 dias do ano, mais que o dobro do que foi registrado (64) ao longo de todo o ano passado.

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações de prevenção à dengue nos bairros

Endereços dos postos de saúde

  • UBS Braz Cubas: rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340
  • UBS Ponte Grande: av. Lothar Waldemar Hohene, 70
  • UBS Vila Natal: rua Cardoso Siqueira, 2.650
  • UBS Vila Nova Aparecida: rua Aloisio Azevedo, 53
  • USF Nova Jundiapeba: rua Dolores de Aquino, 601

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: