Categorias
MOGI DAS CRUZES

Postos de Saúde de Mogi das Cruzes disponibilizam vacinas contra sarampo



A vacina contra o sarampo está disponível em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Conhecida como tríplice viral, a vacina está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é aplicada aos 12 meses de idade, oferecendo imunização também contra rubéola e caxumba. O reforço da dose precisa ser feito aos 15 meses.



Pessoas com idade entre 15 e 29 anos estão no grupo prioritário para imunização por estarem na faixa etária considerada mais vulnerável à infecção, situação causada pela baixa procura da segunda dose ao longo dos anos. “Nossa orientação é procurar uma unidade de saúde munido da caderneta de vacinação para que o profissional possa verificar a necessidade ou não de tomar a vacina. Quem não tiver a caderneta deve ser imunizado”, disse Tereza Nihei, médica da Vigilância Epidemiológica.



A vacina de prevenção ao sarampo é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.



Mogi das Cruzes registrou dois casos suspeitos de sarampo neste ano. Em um dos casos, a paciente é uma estudante universitária que reside em Guarulhos e estuda em Mogi. Como a instituição está em período de férias, a orientação foi informar alunos e funcionários para que procurem uma sala de vacinação para realizar a imunização. O outro caso é uma criança de oito anos e as ações de bloqueio vacinal estão programadas para colegas de sala e professores.



O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de sintomas respiratórios, como tosse ou coriza, ou conjuntivite.

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, que faz parte do calendário de rotina. Quem tem menos de 29 anos deve ter duas doses registradas em sua caderneta – a partir dessa faixa etária, o ideal é ter pelo menos uma dose.

Veja os endereços e telefones de todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *