A Prefeitura de Mogi das Cruzes reinaugurou, no último sábado (24), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Botujuru, que passou por obras de ampliação ao longo dos últimos 18 meses – enquanto a unidade era reformada, os atendimentos foram realizados em outro endereço dentro do bairro, que foi desativado na semana passada.
Localizada na rua Frei Bonifácio Harink, 313, a nova unidade do Botujuru tem mais de 500 m2 de construção e passa a contar com mais de 1 mil m2 de área total, incluindo a área da antiga unidade mais um terreno municipal localizado ao lado.
A estrutura possui quatro consultórios médicos, consultório odontológico, salas de vacinação e inalação, curativos, coleta laboratorial, aplicação de medicamentos, área de esterilização, recepção, farmácia, sala de treinamentos, banheiros, vestiários e copa.
A unidade presta serviços de Atenção Primária por meio de consultas médicas (ginecologia/obstetrícia, clínico geral e pediatra), odontologia, enfermagem, exames laboratoriais, vacinação, curativos, monitoramento de pressão arterial e glicemia, aplicação de medicamentos, inalação, verificação de peso e altura, dispensação de medicamentos, grupos educativos, planejamento familiar e antitabagismo, entre outros.
O Posto de Saúde do Botujuru funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Segundo a administração municipal, há estudos em andamento para viabilizar o funcionamento 12 horas por dia, ou seja, até às 19h30.
A cerimônia de reinauguração foi conduzida pelo prefeito Caio Cunha, ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami, autoridades e convidados. “Optamos por entregar à população uma nova unidade, três vezes maior do que a antiga, e com capacidade para aumentar o número de atendimentos. Estamos atentos às solicitações da comunidade, que pede ampliação no horário de funcionamento, mas isso depende de estudos técnicos de viabilidade e também de orçamento. Precisamos ser responsáveis com o dinheiro público e mais do que entregar um novo prédio, com excelente estrutura, precisamos que o orçamento permita sua devida manutenção”, disse o prefeito.
Aos moradores do bairro e do entorno, a referência para urgências e emergências continua sendo a UPA 24 horas do Rodeio, que possui infraestrutura e retaguarda necessárias para os mais diversos casos, desde quedas até infartos.
Já para passar em consulta em uma das especialidades da UBS do Botujuru, o paciente deve fazer o agendamento ligando para o SIS 160. Outros serviços, como aferição de pressão, retirada de medicamentos e vacinação são disponibilizados conforme demanda, dentro do horário de funcionamento.
Patrono
O Posto de Saúde do Boturuju tem como patrono o médico Ruy Norio Ozawa, conforme homenagem conferida em 2005 por iniciativa da então vereadora Vera Rainho. Ruy Norio nasceu em Londrina/PR no dia 20 de fevereiro de 1945, formou-se em Medicina em 1973 e no ano seguinte mudou-se para Mogi das Cruzes, onde tinha parentes que gostava de visitar desde a infância.
Ruy Ozawa atuou em diversas instituições como Hospital Ipiranga, Samed, Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, Aços Anhanguera, Cosim e em seu consultório, além de ter sido médico do União Futebol Clube de Mogi das Cruzes. Era casado com Laura Chermikoski Ozawa e pai de Rubia, Joyce e Lívia que, por influência paterna, formarem-se médicas.
“Meu pai era uma pessoa muito humilde, amigo de todos, mas nem em sonho imaginaria ter seu nome em uma unidade de saúde”, comentou a primogênita Rubia.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.