Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Um grupo de trabalhadores da educação realizou uma manifestação na tarde desta quarta-feira (9) em Mogi das Cruzes. Eles protestaram contra o retorno das aulas presenciais no município antes da vacinação contra a Covid-19 e a morte de três servidores da área por conta da doença.
Os manifestantes se encontraram por volta das 15h, em frente à Prefeitura Municipal; alguns de carro, buzinando, e outros a pé, procurando manter o distanciamento enquanto seguravam cartazes contra o retorno das atividades presenciais antes da aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em toda a categoria.
O protesto foi realizado após a morte da diretora da escola municipal CEIM Lourdes Guerra de Campos, Ana Paula Santos. Ela faleceu ontem (8), vítima de Covid-19, assim como a agente escolar Eliana de Oliveira Berthão, da EM Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, e o Alexandre Araújo da Silva, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação da EM Rural Bairro São João. Por conta disso, muitos dos manifestantes procuraram se vestir de preto, como forma de simbolizar o luto devido às vidas perdidas.
A vereadora da Câmara de Mogi das Cruzes Inês Paz (PSOL) também participou da manifestação. “Estamos aqui, em frente à Prefeitura, em uma manifestação de indignação, porque quantas mais vidas vão precisar morrer para que esse prefeito tome a decisão de não ter o retorno das aulas presenciais? O que está acontecendo é uma injustiça”, afirmou ela, em uma transmissão ao vivo realizada nas redes sociais. “Na madrugada de hoje, Mogi das Cruzes teve mais três vítimas ligadas à educação. Esse é um momento de indignação. A Prefeitura precisa tomar um posicionamento e só retornar as aulas presenciais quando todos os trabalhadores estiverem vacinados”, concluiu Inês Paz.
Sobre a morte dos servidores da educação, o prefeito Caio Cunha publicou hoje nas redes sociais: “Grandes profissionais, que sempre se dedicaram à educação das crianças da nossa cidade, ainda mais neste momento, em que ainda não haviam retornado presencialmente as aulas em suas unidades. Que Deus conforte o coração de todos que agora sentem a dor dessas perdas. Descansem em paz, queridos”.
Na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, as aulas começaram a ser retomadas gradualmente na última segunda-feira (7). A “Fase 1” do retorno letivo envolve turmas do Ensino Infantil e Fundamental. Já as unidades municipais que atendem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e estiverem adequadas para reabertura retomarão as aulas presenciais no dia 14 de junho, informou a Prefeitura.
Vacinação
Nesta quarta, o Governo de SP anunciou a antecipação para esta sexta-feira (11) da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 363 mil profissionais da Educação Básica com idade entre 18 a 44 anos. O cronograma anterior determinava a aplicação somente no final de julho.
Para receber a imunização, os profissionais devem realizar o cadastro no portal Vacina Já Educação. Podem se cadastrar os servidores que atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.
No caso da rede estadual, apenas a categoria de terceirizados deverá fazer o cadastro e para os demais profissionais, o QR Code será gerado e enviado ao e-mail informado, automaticamente, quando chegar a data da vacinação, sem necessidade de cadastro prévio. Já para as demais redes – municipal, federal e particular -, o cadastro é obrigatório.