Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Às 20h desta sexta-feira (29), todo o estado de São Paulo entrará na fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva do programa de retomada das atividades econômicas. As restrições valerão até as 6h da próxima segunda-feira (1), quando cada região voltará à sua respectiva fase.
Neste sábado (30) e domingo (31), as cidades paulistas só poderão manter em funcionamento os serviços considerados essenciais de logística, saúde, abastecimento e segurança. Isto porque a fase mais rígida da quarentena só permite o funcionamento normal em setores como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.
Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.
De acordo com o governador João Doria, a medida, que valerá pelo menos até 7 de fevereiro, foi tomada devido ao aumento de casos de Covid-19 em todo o estado.
Segundo o Governo de SP, sem essas mudanças no Plano São Paulo, que restringem ainda mais a circulação das pessoas, e com o atual ritmo de crescimento da transmissão do coronavírus, em 28 dias o estado poderia ter um esgotamento dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI).
Fases atuais
Na reclassificação de fases do Plano São Paulo, realizada nesta sexta-feira (29), João Doria anunciou que as regiões de Presidente Prudente e Sorocaba passam da fase vermelha para a laranja do Plano São Paulo a partir da próxima segunda (1). A atualização também determinou o recuo da região de Ribeirão Preto para a etapa vermelha, com restrição total a comércios e serviços não essenciais inclusive durante a semana.
“Houve um decréscimo nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas, mas a pandemia ainda está em um patamar muito elevado no estado”, afirmou o Governador. “Nesta nova reclassificação do Plano São Paulo, 82% da população do estado está concentrada em regiões da fase laranja. Outros 18% estão na etapa vermelha”, acrescentou Doria.
Confira como ficou o mapa após a 20ª atualização do Plano SP: