Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi anuncia medidas que visam fortalecer o comércio e serviços



O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, lançou, na noite de sexta-feira (29), o Plano de Cooperação Empreendedores Mogianos, com medidas de apoio ao comércio, indústria e setores de serviços da cidade frente às restrições impostas para o combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



Desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial (ACMC), o Sincomércio, o Alto Tietê Valley e o Sebrae-SP, o Plano de Cooperação é dividido em três vertentes principais: ações emergenciais, ações de recuperação e ações de fortalecimento.



Segundo a administração municipal, na área das ações emergenciais, haverá o fortalecimento da Plataforma Vetrina, com versão 2.0, que trará novas funcionalidades para a comercialização online de produtos e serviços.



Desenvolvido pelo Polo Digital, o Vetrina fez a doação da licença de uso para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de edital de chamamento público.



A administração municipal também realizou uma pesquisa com 47 lojistas que utilizam o Vetrina e detectou que 48% deles têm dificuldades com marketing e divulgação. Já 65% tem problemas com entrega e logística. Com base nestes dados, foram planejadas outras medidas para apoiar os empreendedores.

A Prefeitura informou que, ainda nas ações emergenciais, será disponibilizado treinamento para vendas online, com orientações sobre a utilização da plataforma Vetrina, em vídeo, e capacitação em Marketing Digital. Também estão previstas ações conjuntas e estruturadas para melhorar a logística de entregas dos produtos e retiradas no local, ou seja, por delivery ou drive thru.

Outra iniciativa é o oferecimento de consultoria especializada online e gratuita sobre questões trabalhistas e tributárias, ministrada por meio de parceiros do Plano de Cooperação.

A Prefeitura disse que também estudará alternativas de incentivo fiscal para os empreendedores e para oferecer opções de linhas de crédito para investir na manutenção e no crescimento dos negócios, como o Banco do Povo.

Entre as medidas de recuperação haverá o lançamento do Emprega Digital Empresas, para captação e encaminhamento de vagas de emprego, informou a Prefeitura, acrescentando que, paralelamente a isso, a qualificação profissional será abordada com cursos rápidos voltados à capacitação da população para vagas de emprego que tenham exigências técnicas. Eles serão oferecidos em parceria com o Sebrae-SP, o Senai e o Senac, entre outras entidades.

Segundo a administração municipal, as ações de fortalecimento da atividade econômica têm como pilares estímulos setoriais para os diversos segmentos do município, um programa de fomento ao comércio local, em parceria com o Sebrae, para capacitação dos comerciantes e conexão com indústrias, além de rodadas de negócios regionais estimulando a conexão entre compradores e fornecedores localmente.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: