Categorias
BRASIL

Todo microempreendedor deverá ter o Cartão MEI, diz ministro


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Durante participação no programa “Bom Dia, Ministro” desta quinta-feira, 30 de janeiro, o ministro Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte) destacou a importância de desburocratizar o acesso aos recursos destinados aos empreendedores, às microempresas e às empresas de pequeno porte.


Um dos destaques da entrevista foi o Cartão MEI, um cartão de crédito e débito, sem anuidade e exclusivo para o Microempreendedor Individual (MEI), que visa fortalecer e apoiar o segmento, promovendo formalização, facilitando operações comerciais e contribuindo para a sustentabilidade dos pequenos negócios, servindo como identificação dos microempreendedores.

“Estamos falando, inclusive, com os prefeitos, para incentivar a criação de salas de empreendedores para que a prefeitura colabore orientando os empreendedores a irem aos bancos, talvez até o da prefeitura, para facilitar essa entrega do Cartão MEI”, afirmou.

Leia também:  Novas regras: veja o que mudou no empréstimo consignado do INSS em 2025

Uma das novidades do novo Cartão MEI do governo federal é a impressão de um QR Code no plástico para acesso facilitado ao Portal do Empreendedor.


No momento, o Cartão MEI pode ser solicitado somente pelo Banco do Brasil, mas a expectativa é de que, em breve, outros bancos comecem a oferece-lo também. “Fazemos a distribuição, por enquanto, só pelo Banco do Brasil, mas vamos fazer com a Caixa Econômica Federal, com outros bancos que quiserem e, ainda este ano, vamos fazer o cartão nosso do Governo Federal e entregar para as pessoas, porque nosso objetivo é que todo mundo tenha, já que é um benefício para as pessoas”, disse o ministro.

Leia também:  Crédito pessoal: Banco Bradesco libera empréstimo online na hora; veja como fazer

França reforçou que o objetivo é ampliar o acesso dos empreendedores às linhas de crédito promovendo a digitalização dos serviços oferecidos por meio de programas federais. “Para 2025, queremos trazer o Portal do Empreendedor e inserir os dados de todos os empreendedores do Brasil dentro desse portal, ter todos os apps para falar com ele e comunicar os benefícios que ele tem diretamente. Porque a forma que a gente tem de comunicação antiga nem sempre é aquela que a pessoa está acostumada a ouvir. Ela está no celular, a pessoa recebe tudo no automático. Vamos facilitar a vida das pessoas pelo mundo digital com qualificação, educação e digitalização”, garantiu.

Leia também:  Como aumentar o score de crédito e conseguir um empréstimo fácil e rápido

Como solicitar o Cartão MEI no Banco do Brasil

  1. Verifique se você possui uma conta PJ no Banco do Brasil: O Cartão MEI está disponível apenas para correntistas Pessoa Jurídica (PJ) do Banco do Brasil. Se você ainda não tem uma conta PJ, será necessário abrir uma.
  2. Entre em contato com sua agência de relacionamento: Caso já possua uma conta PJ, entre em contato diretamente com a agência onde mantém seu relacionamento bancário para solicitar o Cartão MEI Elo.

Nome sujo? Saiba qual empréstimo fazer

Compartilhe essa notícia: